#CAMINHO GAITADO DE SEM-DISTÂNCIA# GRAÇA FONTIS: PINTURA Manoel Ferreira Neto: AFORISMO $$$
O resto é
solidão. O resto é a má-fé da sorrelfa-paraíso-perdido. O verbo do in-finitivo
in-finito do não ser simples idílio, humilde pastoreio neoclássico da
sensibilidade. No pretérito particípio do crepúsculo a palidez insustentável do
desejo ser, querência não-ser, vontade nonada. No subjuntivo gerúndio do
entardecer, no domus da igreja badala o sino da Hora do Angelus, a noite também
tem insônia, o que trans-cende a vigília espera o onírico do genesis.
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Nada de
particípios. Nada de gerúndios. Nada de subjuntivos. Não diga que não. Carne e
ossos inda por verbalizarem inversos re-versos da morte nos mistérios místicos
das ipseidades da alma.
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Nada me
sou. Nonada me é. Pontes não me serão além das divindades e divin-idades nem
mesmo aquém. Travessias me são o imperfeito do nada seduzido pela perfeição do
etéreo, perfeito do éter que risca o pleno com o giz branco do imperene. O
diamante polido que corta o espelho da imagem dúbia, ambígua.
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Particípios
do nada solsticiando pretéritos encaracolados de nuanças que, nas
con-tingências de in-verdades, esplendem o infinitivo long-íquo do em-si, ao
longo do tempo, ao abismo, instantes-limites da vacuidade habitando os
recônditos da angústia. Gerúndios do efêmero solsticiando a continuidade
estruturada de contínuos do mesmo absoluto - tédio, melancolia, nostalgia,
saudade, tristezas inominais , ad-juntos do que jamais existiu, nunca foi,
fresta do espaço sem extensão, frincha do universo sem a long-itude por onde os
olhos pervagam à busca da a-nunciação do pleno. Não deveria cogitar poucochito
mais acerca dos olhos, pois que se analiso a partir de ponto de vista, este irá
mostrar-me que vê somente o que a mente está preparada para compreender. Seria
que a mente estaria preparada para esta compreensão que tão euforicamente
exponho em registro.
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Estalactites.
Gruta. No silêncio da escuridão, madrugada sem estrelas, lua, o barulho dos
pingos dágua no poço. Na extensão do vale o olhar não consegue alcançar o além
do horizonte, montanha coberta de neblina. Que sentimento atribuir à tradução
por inteiro o que a alma sente, coisa que não lhe é dado realizar?: o
pensamento não tem medida comum com a linguagem. Pensar consiste,
ordinariamente, em ir dos conceitos às coisas, e não das coisas aos conceitos.
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O não-verbo,
re-versado de particípio defectivo, in-versado de pretérito intransitivo, de
ec-sistência que nasce sem imperfeito, sem perfeito, sem mais-que-imperfeito,
sem subjuntivos, prolonga-se sem presentes perenes do indicativo, vela o que
não verbalizou a alma da vida, uni-verso do sentimento revelado antes da
a-nunciação atrás do mistério genético e apocalíptico, iríadas e éresis do
sonho, esperança, do que contingencia a carne e os ossos, verbo do espírito,
plen-itude de nonadas, ab-solut-itudes de vácuos e vazios, antes do fim para
que a ipseidade do nada possa inspirar-se para versejar o ad-verso do
universitivo, ao vazio seja-lhe dado o mérito de aspirar o seu preenchimento,
multiplicando as suas dimensões de a-colher e re-colher as coisas do mundo e do
pensamento...
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O nada
preenche de oásis a ausência do deserto sarapalhado de sem-caminhos,
sem-veredas, salpicado de sem-distância, sem-sendas, respingado de
sem-longitudes, sem veredas, simplesmente aberto ao vazio do nada, onde a luz
da verdade se inter-dita, presentificam-se as dialécticas da iluminação e
trevas. O efêmero alimenta de quimeras e sorrelfas o manque-d´être da visão
além do vir-a-ser, aquém da retros-pectiva divindade do trans-cendente,
divin-idade das imanências da fé. O vazio mata a fome do que não pode ser
con-templado nem às frinchas da luz metafísica de cócitos do simples e puro,
revisitado às retinas e pupilas dos mistérios e enigmas. Por último, a náusea
re-vela o em-si dos mitos e rituais que des-facelam a liberdade. Ontem beberei
o pretérito das águas que se projetam aos ilimites do perpétuo. O que
trans-cende o in-fin-itivo finito do não ser nada contingência, mas essência do
sonho para a ipseidade do efêmero, fugaz, êxtase do inaudito. O que trans-cende
o in-fin-itivo in-finito do não-ser nada contingência. O que con-tingencia o
intransitivo do verbo ser en-vela a transcendência, verbo que não conjuga a
vida. Vida que não tematiza o verbo. Temas e temáticas que não evangelizam a
vida do espírito. Carne e ossos para as cinzas. Coração e mente para o
apocalipse do destino "fim".
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Seria
mostragem, demonstração de nonsense, jerivasnada, dizer com toda a língua no
riste das falácias máximas? Encontrei com distinção e soberania que a idéia do
futuro, prenhe de uma infinidade de possíveis, possibilidades, chances, é mais
fecunda do que o próprio futuro, e é por isso que há mais encanto na esperança
do que na posse, no sonho do que na realidade, por isto há mais nitidez da
profundeza da imagem na face, intenciona o mergulho em todas as suas
manifestações... Não é para tocar a gaita com todas as energias do pulmão no
palmilhar o chão de terra salpicado de sem-distância à cata de outros
arco-íris?
#RIO DE
JANEIRO(RJ), 03 DE JULHO DE 2020, 14:51 p.m.##
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