#AFORISMO 213/SÓ A MIM MESMO POSSO GERAR# - GRAÇA FONTIS: PINTURA/Manoel Ferreira Neto: AFORISMO
Não sou as coisas. Habitam em mim palavras
desejando sentidos, significados, semânticas, linguísticas, desejando a fala, a
voz é de taquara rachada, mas é evidente no que diz, irritada, impaciente, mas
foram comprimidas há alguns anos, perderam-se, querem ruminar, seja-lhes
permitido ao menos isto.
À guisa de tapinhas no rosto, atitude de
inestimável amizade, a zombaria que vivem estes doutos em restaurantes,
bistrôs, que visam estes homens, são a estupidez e imbeciloidia que projectam
ao além, ajoelham-se diante da Bandeira Nacional, diante da Cruz do Redentor,
ruminam a todos os hemisférios os caminhos para a realização dos desejos,
vontades, etiquetas de "salauds", procuram tudo entender à luz do
nonsense, despautério, a pretexto de mangofarem a erudição, o fanatismo, a
irrepreensibilidade, a pernosticidade, consagram todas as forças para os
nonsenses, "lassez-faire", abalam, dissolvem tudo o que poderia ser
pedra angular, o cajado do peregrino de uma existência à busca da consciência.
Disse-o à guisa de tapinhas no rosto, mas e se a
perspectiva de olhar, observar, contemplar noutra dimensão fosse a antítese da
inestimável amizade, e fosse uma dose de ácido crítico a ser degustado de
orelhas em pé, amando de paixão tanto os floreios, ornamentações, arrebiques,
no terraço do Rei Leproso, nos templos de Java, com suas grandes escadarias
quebradas, refletem-se um instante em meus olhos, caio-me na gargalhada, sem
sequer ter noção do motivo, quiçá com estes símbolos afastasse a
condescendência, à sirga das ironias e sarcasmos, às mangofas os ácidos
críticos irrepreensíveis, e com isto esclarecer que o verbo da
consciência-estética se conjuga com os projectos realizados, o verbo dos sonhos
e utopias se conjuga com as ideias e ideais em sincronia, sintonia, harmonia
com as atitudes, Palavra e Atitude. As nuanças de brilhos e cintilâncias do
há-de verbar mazelas e pitis nas bordas dos tapetes, cujos símbolos e signos
são o entre-laçamento de outros fios de subjuntiv-itudes do eterno que riscam o
étereo do espelho com o diamante ilustrativo das brumas que habitam as prefundas
dos mistérios e enigmas, são eles o húmus da pétala seca da rosa negra, que
exala o perfume das eter-itudes.
Senão neste estilo e moldura, o que confere ênfase
de valor inestimável para a de-monstração do engenho e arte contemporâneos, a
boca mordendo, os voluptuosos lábios apenas entreabertos, a língua matracando,
não existem mais letras repetidas nalgumas palavras, a servir de exemplo,
"accepção", escreve-se "acepção", não há quaisquer razões
viáveis para repetir as coisas, nas primeiras não foram dados os floreios, nas
segundas engenham-se todos, e quando a repetição tem por objetivo a mudança de
paradigma, antigamente não existia metralhadora hoje existe, antes significava
uma coisa, agora significa outra, assim podendo reparar a trajetória,
itinerário do nonsense, nonsense admirare, causando-lhes exultação com o
espetáculo de vazios, aquela questão primorosa: "Devagar é que se chega
lá", por conseguinte, para que a repetição para engenhar e engendrar, tudo
falou da primeira dita, deixara o que não pensar, o que não dar crédito, o que
menosprezar e negligenciar, a libertinagem em movimento, para que se apressar para
chegar ao nonsense admirare, devagar lega o prazer do sabor, cumpre curtir com
todas as dimensões, volúpia, êxtase, exultação, saber-lhes o gosto, uma cena de
dementes.
O homem que surge é o in-verso do que a zombaria,
se se quiser, mangofa ou escárnio, o re-vela, não é um homem destroçado,
vagabundeando na praia, na serrania mineira, o antigo marca seus traços
funerários; ouvindo o trinar de um pássaro que me inspira a solicitar do que
trans-cende o além o forclusivo ritmo da etern-itude e no de-curso e per-curso
do dia alumbro os nadas e vazios à luz interstícia e inter-dita do sublime,
crio e re-crio imagens e faces do vir-a-ser, só a mim mesmo posso gerar,
enxergando através da escuridão, conseguindo ver, observar, con-templar o que
os outros não o fazem. Mistério. Inteligência. Sabedoria.
Quiçá, ao que se diz respeito à repetição,
floreando ainda mais para a de-monstração irrepreensível da autovaloração,
aquela estorieta de monsenhores e o burgo, as melancias no pescoço, "só eu
posso", tornando uma breve leitura da "cena de dementes" que o
mundo, desde as eternidades, é demente, é preciso engenho para conjugar os
verbos, só a mim mesmo posso gerar(este deve ser um verbo defectivo, pois se
conjugado na primeira pessoa, soa muito mal nos ouvidos: "eu gero",
venhamos e convenhamos ao ouvir "eu me gero", que belíssimo cacófato,
"me gero", não lembra megero, kkkkkk, não existe a primeira pessoa, é
a partir da segunda "... tu geres", e assim não se pode estabelecer a
alteridade da autocrítica, re-crio-a, re-invento-a.
(**RIO DE JANEIRO**, 27 DE SETEMBRO DE 2017)
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