GRAÇA FONTIS PINTORA ESCRITORA E CRÍTICA LITERÁRIA ANALISA A PROSA POÉTICA #HOSPÍCIO ESQUISITO#
Estranha e
indescritível é a força textual ao distinguir tão quanto a força do personagem
que de dentro desse hospício esquisito sente-se inconfundível aos outros
semelhantes que de sobressalto, impõe e faz valer o que realmente expressa, e o
que é sua existência de triunfos e fracassos dentro de seus movimentos
renovadores, vigorosos e convincentes num bafejo ardente da erudição; assim,
safando-se dos imprevistos corriqueiros da estética, caminhando nos sofridos
contos ilusórios onde se pretende abafar a história do homem, os seus possíveis
encontros e desencontros, relações e revelações com seu entorno. Um total
domínio da razão e a identificação de seu conhecimento puro, de origem
racional, mas sem fugir às hodiernas características humanas, emoção e
intuição, no ambíguo adejar noturno pelos cantos da loucura, nada covarde, mas
ciente do existir na racionalização fértil nos liames dos mistérios aos
absurdos pensamentos no terreno espiritual de maneira complexa e diálogos
intermináveis na casa de seu próprio silêncio.
Este
certamente é um dos grandes a comporem sua galeria de seus grandes escritos,
meu querido escritor. Parabéns!
Graça Fontis
Dialéctica
da razão e loucura?! A intenção da composição desta obra fora uma perquirição
da ambiguidade razão e loucura, assim a razão e a loucura dialogam, confabulam
sobre si mesmas na mente do louco, e as duas se confundem, o que se revela
loucura é perfeitamente racional, o que se revela razão é doidamente loucura. O
que buscam compreender neste diálogo, confabulação? Desejam compreender a
condição humana, sendo apenas ela a semente do conhecimento dos desvarios e
devaneios, varrices de pedra e sublimidades. É um "ambíguo" adejar
noturno", como você própria o diz, reflexões de um louco na noite de
calientes contradições.
Sinceros
cumprimentos por esta análise percuciente. Parabéns! Precisa ler DIÁRIO DE UM
LOUCO, de Gogol.
Beijos no
coração!
**HOSPÍCIO
ESQUISITO**
GRAÇA
FONTIS: PINTURA
Manoel
Ferreira Neto: PROSA POÉTICA
A noite,
inércia ruidosa, cerra as pálpebras com um olhar morto. A interminável madrugada
instaura-se - reconheço a sedução do pecado. Por dentro, o câncro da inferença
a comer-me. Sentar-me à beira da vida é o suicídio mais covarde por manter a
aparência de desejar existir, ser sensível.
Vírgulas
esfacelam anéis entre o vento pulando cavalos e o hospício esquisito. Flanco do
cinismo. Declarado elmo. Cornos arrastam ligeiras pratas embutidas. Batem
loucos os medos mortais ao sido. O relógio, extirpado de soerguer vertigens,
cerra murmúrios, encerra silêncios. Agulhas rodopiam escárnios de repulsa.
Furtiva lisura do impulso. Fareja o voo nos quatro cantos da loucura..
Devoro a
transparência. Cega carnação de corrente inércia. Repuxa-me a intensa rapidez
do miserável destino. A perna surda beira os limites do mistério. Deserto assaz
exaltado. A vontade des-locada. A admiração recomeça rios abandonados.
Aléias do
peito interrompem cordas encarceradas. Concordâncias de sentidos. Ouvidos
perpassam sombras. Assombros engendram ecos. Deuses indignados percorrem
aparências. Abandonado ao repouso da foice, adormeço serpentes. Trago do abismo
correntes atulhadas de mortos.
#RIODEJANEIRO#,
07 DE JANEIRO DE 2019#

Olá meu veterano companheiro Manoel Ferreira neto,que eu esteja onde estiver,só me sinto completo
ResponderExcluirseu olhar e te avistar,o que sinto à ti imediato já expresso
te direto,sinceramente não
consigo mais te abandonar.
Por ser meu companheiro
não importa me tu não seres
brasileiro,é por questão de te
apreciar.
Sofro por tu seres meio orgulhoso!Mas ao mesmo tempo supera me por demonstrar firme e com um jeito carinhoso,fechado na forma como se comporta
mas para mim abre uma porta
sinceramente em obter te comigo,fico contente e muito
emocionado!
Conservo meu jeito seguro,mas por tu seres um
homem maduro,representa
me,um lindo papel ente tantos outros para mim diferiencia
eu te juro!
Abraço e desejo te um feliz
2019!...