SONIA GONÇALVES ESCRITORA POETISA E CRÍTICA LITERÁRIA COMENTA O ENSAIO /**ASSIM NASCE UMA ESCRITORA**/
Vixeee! Te cuida, Manu!!! Graça Fontis chegando e
chegou com maestria dos grandes poetas, filosofistas, estreou bem demais, nesse
texto diga-se, porque já tive oportunidade de lê-la antes e ela escreve muito
bem! As dificuldades mencionadas por ti, agonia, angústia não lhe cabem, também
não a mim, isso é coisa de poeta e filósofo, é coisa de você, Manu, que
escreveu super bem todos os detalhes referentes à autora/pintora Graça Fontis,
ela está apenas deixando fluir a poesia que habita em seu ser, pois não fosse
ela uma poeta não pintaria com maestria como faz, aliás que obra perfeita essa
que emoldura o não menos perfeito texto do querido Manu. Muita ternura e
relevância é o que o poeta marido lhe presta homenagem e admiração, homenagem e
admiração que faço eu questão de endossar. Arrasaram meus queridos! Textos
lindos!!! Estou aplaudindo a duplinha da boa cultura. Bjos
Sonia Gonçalves
Uma in-vestigação das origens, mergulhada na alma,
no inconsciente, à busca dos princípios que norteiam não apenas o início de uma
vida literária, de uma prosadora, mas dos caminhos que trilhará deste momento
em diante.
Não interfiro em nada que ela pinta, muito menos
que escreve. Nem perto dela fico: temos nossos lugares diferentes. Só depois
que ela escreve é que fico conhecendo. Não esperava mesmo que no seu terceiro
texto prosaico fosse se mostrar tão primorosamente, numa prosa poética sem
precedentes. Não a homenageio, não a protejo, digo o que a sua Arte revela. Só
uma coisa exijo dela radicalmente: a honestidade e dignidade consigo mesma, ser
ela própria no que pinta e escreve. Sou exigente ao extremo nestas circunstâncias.
Não quero ninguém dizendo que ela segue os meus passos, como disseram sobre
Simone de Beauvoir no início de sua carreira: "Segue os passos de
Sartre". Em 1997, orientei uma Monografia em Sartre, para aquisição do
Diploma do Curso de Filosofia, Licenciatura Plena, no Seminário Arquidiocesano
Sagrado Coração de Jesus, Diamantina, e o estudante Renato Diniz Magalhães
Filho, após tirar 10 na Banca Examinadora, disse-me com estas palavras:
"Estive por desistir de ser orientado por você, devido às suas exigências
radicais. Mas aprendi a escrever". Exijo mesmo, e exijo muito.
Não sou quem a dizer sobre as dificuldades da
escritura, agonia, angústia, desespero no ato da criação, Graça Fontis afirmou
isto radicalmente, inclusive ela levou três dias para escrever isto. Concordo
com você no que concerne a dizer que angústia, desespero, agonia no ato da
criação são coisas de escritor e filósofo. Pura verdade - não há contestar.
Contudo, como você mesma, Soninha Son, afirma: ela estreou e estreou bem na prosa,
estou embasbacado com esta obra dela, identificou com sabedoria a prosa poética
que lhe habita conciliada à pintura - ah, se eu houvesse investigado tão
profundamente, quando iniciei, hoje estaria muito distante do que estou, mas
iniciei muito criança a escrever e tal investigação não seria possível, ao
longo do tempo cuidar de refletir, meditar sobre as minhas letras, consumei a
reflexão, meditação com os cursos de Letras e Filosofia.
Nasce a escritora, a grande escritora, e estou
muito orgulhoso dela. Disse-lhe quando me mostrou o texto: "Daqui a algum
tempo vou aposentar as letras e deixá-las para você continuar a jornada".
Beijos nossos, querida. Gracias muchas por seu
comentário.
#ASSIM NASCE UMA ESCRITORA#
GRAÇA FONTIS: PINTURA
Manoel Ferreira Neto: ENSAIO
Pro-jectar-se significa abrir outros horizontes,
outras trilhas a serem palmilhadas.
A pintora, escritora e poetisa Graça Fontis assume
pro-jecto diferente à sua Arte da Pintura. Envereda-se pela Literatura, Prosa.
Se para o iniciante - quem começa a escrever, não
pertencendo a outra dimensão da Arte, como ela -, escrever é angustiante,
desesperador... imagine quem pertence à Pintura embrenhar-se pelos caminhos das
Letras é ainda mais angustiante, desesperador, de arrancar tufos de cabelos,
encontrar a Linguagem, o Estilo, tornar o pensamento linguagem, a linguagem
pensamento, tornar-lhes transparentes, nítidos são tarefa de Sísifo, leva-se a
rocha até o cume da montanha, cujo objetivo é instalá-la no topo, mas ela rola
para baixo, assim continuamente, a rocha jamais instalada no cume.
A artista não se intimida com esta travessia.
Deseja realizá-la não apenas a contento, mas radicalmente. O seu objetivo sine
qua non é comungar a Imagem e as Letras, arrancar da Imagem as Palavras, tornar
as Palavras Imagem.
É de ad-mirar-se a sua entrega. No seu terceiro
texto prosaico, quer mostrar a que vem. Outra vereda para esta realização não
seria senão o mergulho profundo na sua sensibilidade, no seu
"eu-poético", "eu-plastico". Numa con-versa nossa, após a
produção de "NAS SENDAS DA CRIAÇÃO", dissera-me que, para criar um
texto, ela traz tudo o que traz dentro de si no momento da pintura, e isto é
extremamente complexo, dá vontade de arrancar-se de dentro, é uma dor no peito
sem limites, e esta passagem elucida com primor o instante da criação
literária: "... à busca da razão concebível, não perecível no tempo e no
devir...", a busca da racionalidade da prosa, não havendo alternativa
senão "... deixo-me arrastar pelo indomável portento a abrigar-me nas
matas brutas, caverna de prisco odor neste influxo intrépido sem que se me
extravie das ondas indômitas irreverentes a emitirem uivos em desespero nas
sendas da criação..."
Diz ela que a Poesia é mais fácil de criar, é
deixar os versos e estrofes nascerem à luz da sensibilidade, intuição,
percepção, criatividade. Sente-se livre com a Poesia. Mas ela não quer esta
liberdade, quer se sentir presa, amarrada, aguilhoada à razão, quer pensar o
pensamento que pensa, quer espremer os miolos.
Quê metáfora esplendorosa cria para revelar como a
prosa se lhe manifesta: "... São árvores, ninhos, raízes, montados no
tempo, néctar dos desejos transcendendo passado, ventos e limites
arquitetônicos na ressuscitação densa e casual destes instantes aflitos, impacientes..."
A prosa é isto mesmo e transcende a isto, vai muito além. Para mim, a prosa é
uma verdadeira floresta fechada e hermética, em todas as suas sendas corre-se
riscos, está-se ameaçado de todas as intempéries, o que salva de ser engolido
por ela é a criatividade conciliada ao pensamento, às idéias, plagiando as suas
palavras reveladoras: "... tropicália mental dos sonhos voadores".
E para identificar com categoria esta
"tropicália mental" inicia a sua jornada na Filosofia, lendo autores
filósofos. Aliás, chegou a afirmar-me que desejava muito fazer faculdade de
filosofia, embrenhar-se nas idéias, pensamentos.
Este texto é histórico, é um documento primoroso
para se conhecer não só a artista-plástica, mas também a escritora, uma viagem
adentro a alma, a inconsciência, ao inconsciente artístico. Para se ler e
entender Graça Fontis mister a leitura deste texto. Conheço, no real mesmo,
alguns escritores e poetas de primeira viagem que não se dignaram a esta
reflexão, deixando que o tempo cuidasse de mostrar-lhes o caminho a seguir. A
escritora Graça Fontis não. Já se dignou a fazê-lo na sua terceira criação
prosaica, o que mostra o seu compromisso, responsabilidade com o pensamento,
com as idéias. Por onde passar nestas alamedas prosaicas haverá passos
flexíveis, a in-ovação, a re-novação, isto é a Liberdade da Criação em questão,
em jogo, à busca do Ser.
Manoel Ferreira Neto
GRAÇA FONTIS: TEXTO(AUTORIA)/PINTURA/ARTE
ILUSTRATIVA
#NAS SENDAS DA CRIAÇÃO#
Ao meu Esposo e Companheiro das Artes Manoel
Ferreira Neto com muito amor e carinho.
Busco-te onde és estranho, no trapézio de minhas
idéias, com singular volubilidade o meu pensar, experienciando no subterrâneo
do meu cérebro fascinação, persuasão, notificação, íntimas sensações, ímpetos
misteriosos, páginas a virem à luz, verdades remotas no tempo a serem
discernidas, exprimindo-as no presente, restaurando o passado tangível às
instabilidades do momento na indelével edição da vida a cada estação, e com o
caminhar prosaico na terra dos homens a sabedoria ficou prenhe nos relevos
macios do coração predileto, nas lancinantes e derradeiras horas, portador da
alegria a cravar as melhores imagens justificativas da minha absurda
transitoriedade à busca da razão concebível, não perecível no tempo e no devir,
nestes disciplinados instantes o luzir dos olhos na dourada noite voluptuosa,
em frenesi insignificantes mãos intensificam traços intermitentes,
castanholando figuras inéditas, desconhecidas no trânsito do além, outras
lembranças de ruas quaisquer, esquinas, praças, alimentadas pelos céticos
executores maléficos, dentes brilhantes e voz enternecentes no perder da noite.
Já os dedos acompanham o ritmo acelerado atentos na compreensão antes que os
personagens em fuga açoitem o chão dos sinuosos caminhos, terra batida com os
seus cabelos volantes tornem-se aos lugares devidos, olhares astuciosos,
incindindo frieza, escárnio, ora fascínio.
Oh corpos fisionômicos estilhaçados em trânsito!
Bebo-os em taças de cristal com abissais ares de reprovação e incredulidade,
aquando atraída e enlaçada na velocidade dos ventos, face mordiscada por sutil
sorriso, deixo-me arrastar pelo indomável portento a abrigar-me nas matas
brutas, caverna de prisco odor neste influxo intrépido sem que se me extravie
das ondas indômitas irreverentes a emitirem uivos em desespero nas sendas da
criação à mercê do rubroso crepuscular arco-irisado; cenário incidental na
formatação excedente sem domínio nesta dança no jardim oculto da vida, onde
passo há passos flexíveis sobre a tropicália mental dos sonhos voadores.
Só sonhos! Acordo, no sentido de gente dentro da
gente... Não de hoje nem de ontem. São árvores, ninhos, raízes, montados no
tempo, néctar dos desejos transcendendo passado, ventos e limites
arquitetônicos na ressuscitação densa e casual destes instantes aflitos,
impacientes, emergidos como coriscos eletrizantes a banharem o branco mundo submisso
com a tecitura fantasmagórica a eternitude dos ternos amantes atingidos e
tingidos pelas cores dos devaneios. Na expectativa da vida, a próxima ou a
última edição! Aos vermes, não à exultação, não à consagração, no mundo que não
tem dono.
(**RIO DE JANEIRO**, 14 DE ABRIL DE 2018
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