Lucia Helena Lima Medeiros POETISA COMENTA O AFORISMO 371 /**YALAS UNI-VERSAIS DO IN-FINITO**/
Você é um Gênio Poético! Suas criações de linguagem são magníficas!
Não sou catedrática no assunto mas aprecio demais um bom Poema...
Os seus não são meros Poemas, são
construções literárias muito acima do que posso comentar nem atingiria
vocabulário pra tanto! O que você cria está acima do Poeta normal...
E diante dessa constatação me inclino com minha literatura pobre de raiz
pra dizer que
não sei o que dizer...
mas arrisco...
- Onde estão seus livros publicados ?
Se me disser que não existem. que seus Poemas estão engavetados...
desacredito e protesto veementemente !
Mas não creio!
Não faria sentido!
Eu fiz o meu
humilde
mas realizei meu sonho ! E meus Poemas não são impregnados dessa energia
tamanha que exala dos seus,
mas nasceram no âmago de mim.
É minha criação e foi tão importante quanto dar à luz aos quatro filhos
que tive...
Desculpe, acho que empolguei um pouco a mais...
Em resumo gosto do que escreve e se não publica condena seus Poemas ao
mutismo do silêncio total. Claro que suas publicações aqui são lidas,
comentadas e admiradas... mas será que não merecem mais ?
Desculpe, já estou abusando da sua paciência. Abraços a você e Graça, e
obrigada por aceitar que eu dissesse o que penso
mesmo que agora me queira degolar...
Boa noite Queridos
Grata. Abraços.
Lucia Helena Lima Medeiros
(07 DE NOVEMBRO DE 2017)
Sempre pensei que tinha de criar uma linguagem só minha, sem esta
linguagem não me consideraria escritor/poeta/filósofo. E este pensar começou
numa aula de Metafísica II, na Faculdade de Filosofia, quando o professor
alemão, Erich, dissera que a Língua Portuguesa não tinha quaisquer tradições
filósofica, não era uma língua filosófica. Òbvio que desejava enaltecer a
Língua Alemã, a mais importante língua filosófica da modernidade, e o grego que
foi do Mundo Antigo. Lembra-me que pensei no momento: "Vou mudar o
universo literário da linguagem literária portuguesa." Comecei seguindo o
filósofo Heidegger com divisão de palavras, e condenada pela gramática
tradicional.
Tenho três livros publicados: CONT.ANDO(Coletânea de Contos, 1979, ÓPERA
DO SILÊNCIO(ROMANCE), 2000, ALTERIDADE DO OUTRO EM SARTRE(DISSERTAÇÃO EM
FILOSOFIA). Nenhum deles são encontrados no mercado. E só tenho os meus
exemplares, um de cada.
Interessante o que diz sobree o livro de poemas seu publicado: a
publicação dele sentiu-a ser mais importante que os quatro filhos que tivera;
interessante porque senti o mesmo quando publiquei meu romance Ópera do
Silêncio, mais importante que os dois filhos que tive.
Muchas gracias por seu reconhecimento, amizade e carinho.
Beijos nossos.
(07 DE NOVEMBRO DE 2017)
Deixar uma obra mofar dentro da gaveta, após tempo considerável,
re-lendo-a, o silêncio dela se re-vela inda mais sensível, o mesmo se dá no que
concerne à crítica dos leitores, críticos, o vento do tempo e das vozes acende
o fogo de criar o largo a companheira de alta luz, a esperança.
Há tanto tempo escrita esta obra, recebido a sua crítica, Lucia Helena
Lima Medeiros, relendo-a neste instante, hei-de me dizer que não tenho nem
sombra pequena de desejo de degolar a crítica, o ponto de vista dos leitores,
dos que comentam, há dimensões dela que não posso permitir que sejam enveladas,
"construções literárias muito acima do que posso..." verbalizar outra
vez, e que são húmus para a compreensão e entendimento, a lealdade e fidelidade
à inspiração, a intuição. Com efeito, considerei, reconheci a sua crítica
naquela época vista sobre uma perspectiva, mas esqueceu-me o silêncio que a
crítica revelava, tendo hoje a sua visão mais ampla e esclarecida, a liberdade
da linguagem e do estilo. O estilo são o homem, como diz William Woodworth.
Reconheci-lhe o estilo, a linguagem.
Gracias muchas pelo "Gênio Poético", mas sou apenas a minha
"liberdade poética", faço da palavra o que quero, embora arrancando
tufos de cabelo na calvície, retalhando-me, cortando-me, dilacerando-me, apesar
de ninguém acreditar.
Manoel Ferreira Neto
(16 DE AGOSTO DE 2018)
#AFORISMO 371/YALAS UNI-VERSAIS DO IN-FINITO#
GRAÇA FONTIS: PINTURA
Manoel Ferreira Neto: AFORISMO
Gotículas de orvalho nublando a vidraça da janela, a madrugada custando
a passar, o alvorecer distante de primevas luzes, raios do sol, nada de olhar
perdido no longínquo das yalas uni-versais do In-finito, elencando sentimentos
e emoções que nascem puros, mostram-se límpidos e cristalinos, pres-en-ficam-se
sublimes e singelos, re-nascem outros, re-velando a presença da sede da
perfeição, querência do sublime, desejância do que trans-cende o eterno, do que
trans-eleva as soleiras do absoluto, solsticiando o além de imagens do perpétuo
que se dista à mercê dos ventos do tempo, mostrando outras dimensões a
inspirarem a entrega lúdica, sementes do sonho de outras conquistas e glórias,
de outras real-izações, e em consequência a alegria e felicidade, húmus da fé
que esplende a todas as con-ting-ências e forclusions as iríasis da verdade que
enaltecem e enobrecem, tornando o vir-a-ser de todos os verbos que conjugam as
nonadas do nada e as travessias do efêmero com os in-fin-itivos do não-ser à
luz inter-dita das ipseidades do a-temporal, do in-temporal, com as
in-fin-itu-idades do ser sob, às cavalitas, da poesia simbólica do místico que
namasteia os re-cônditos inters-ticios do ab-soluto, com as numinosas ilíadas
do divino, divin-itudes de ex-tases líricas das poiésis do sublime, do poema
simbolista do mítico que exala de versos e estrofes os sons do há-de ser, sem
métrica, sem rima, o espírito lendário que per-corre os rituais pers-vestidos
de yalas dos mistérios que são pedras angulares para as esperanças na fé serem
espectros de paisagens na jornada sem limites, sem fronteiras, as buscas do
saber, da sabedoria, a fé nas esperanças ser o porta-estandarte do silêncio, da
solidão, alteridades do ser-aí, do estar-aqui, vers-ificando, vers-ejando,
dividindo as palavras, tornando-as categorias ontológicas, fenomenológicas,
alhures de além que não são se mostrados no lampião de luz que ilumina a
noctívaga madrugada que se passa entupigaitada de cáctus do imaginário
perscrutando os lírios da sensibilidade e inspiração à busca, querência,
desejância do simples sentir, emocionar, sensibilizar com as yalas de ritmos,
melodias, acordes, pers-crevendo, ins-crevendo, epigrafando nas páginas da
estética poética, poesia da estesia, sorrelfas idílicas, oníricas do espírito
lívido e trans-parente do inaudito, harpas do genesis, cítaras do além, violino
do nada, guitarra do efêmero, instrumentos, quiçá utensílios do In-finito.
No alvorecer, após esta notívaga madrugada de lenhas na lareira, as gotículas
de orvalho nublando a vidraça da janela, entregue plenamente, a questão do
infra-silêncio colocada à luz das margens sem pressa no ser da liberdade.
Manoel Ferreira Neto
(07 DE NOVEMBRO DE 2017)
(#RIODEJANEIRO# 16 DE AGOSTO DE 2018)
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