CRÍTICA LITERÁRIA POETISA E ESCRITORA Sonia Gonçalves RESPONDE AO POIETIZAR DO POEMA CARD POR Manoel Ferreira Neto
Simplesmente mágico!!! Seu texto só complementa
esse rabisco natalino, mas menino, que coisa linda hem!!! Amei demais tua
interpretação do poema ou sua visão sob todos os aspectos do poético
entendimento, tão fundamental para que por acaso cause ocaso do nosso sonhado e
celebrante Natal! Devo acrescer o quão instigante e contentador é ler versos
primorosos de você, proseados de forma tão natural e inspirada. Só tenho a
agradecer e agradecer.Obrigada, Obrigada!!!! Bjos Manoel Ferreira Neto lindo
dia, grata pelo carinho de sempre.
Sonia Gonçalves
====
MANOEL FERREIRA NETO ESCRITOR E CRÍTICO LITERÁRIO
POIETIZA O POEMA DE SÔNIA GONÇALVES
====
Assim, leio, sinto, medito, reflito, assim,
interpreto, analiso este lindíssimo poema da AMIGA, Poetisa e Escritora, Crítica
Literária, Sonia Gonçalves. Assim vislumbro e contemplo a Mensagem desta obra.
Beijos nossos, querida!
====
Na moral - princípios das relações sociais,
íntimas, desejos e vontades de outras luzes, religiosas, artísticas, mui
recônditas, a esperança e utopias de outros pensamentos, ideais, idéias... Tais
princípios sejam solo e semente de outros instantes e momentos do porvir...
====
No cardeal - onde depositamos as nossas fantasias,
imaginações, idílios, conjunto do universo, lua, estrelas, constelações,
planetas, à procura do infinito de nossa existência de sínteses do sonho e das
utopias...
====
No interior - de nós, de nosso espírito, de nossa
alma, de tudo o que nos contingencia e transcende, nossas angústias, tristezas,
decepções, amarguras, ódios, decepções, nossas vontades e desejos de tudo isso
superar e suprassumir, alcançar a Katharsis dos sentimentos de amor,
solidariedade, compaixão, em sintonia com a Cáritas da compreensão e
entendimento...
====
Ninho d´Amor - folhas e gravetos secos das situações
e circunstâncias vivenciadas e experiência no percurso do tempo são o sonho da
vida, onde será concebido o Ser, que no de-correr da existência há-de ser Amor
aberto a todos os homens, a toda a humanidade, amor que se faz de gestos,
atitudes, ações...
====
Na página inicial - o nascimento, as luzes de todas
as perspectivas e visões do vir-a-ser, do há-de ser, e isto dependendo apenas
de nesta página estejam inscritos e perscritos a liberdade e a utopia da
Humanidade do Ser. Nesta página inicial, a presença do Desejo de Vida... de
outra Vida...
====
Alinha o tempo em movimento - a síntese do
quotidiano de contingências, dores e sofrimentos, angústias e tristezas,
alegrias e felicidades, contentamento e solidão, conquistas e decepções,
realizações e frustrações, são a terra em que pisamos neste caminhar de mundo,
de estar no mundo, sempre em movimento, sempre girando, e a nossa sensibilidade
com as experiência adquiridas, conscientes, alinhadas, em perspectiva, à luz do
que virá, do que já foi, vai desbravando mistérios, enigmas, sinas, sagas,
destinos, vai abrindo caminhos para o que transcende, vai além de nossas
dimensões sensíveis e racionais, artísticas e naturais, o tempo em movimento
abre as portas e janelas do infinito e do infinitivo...
====
Natal!
Tempo de refletir o nascimento,
Os sonhos e esperanças que nos habitaram
Neste instante-limite,
O que n´alma a-nunciava a caminhada
Da procura do Amor, da Solidariedade, da Compaixão,
O que fomos refletindo na passagem dos Natais,
O que nos ficou de memórias de nossas quimeras,
Como, nesta passagem, nesta travessia,
Do pretérito ao presente, do futuro,
Continuaremos a jornada desta procura,
Deve ser com mais entrega, com mais abraço...
====
Novo Ano
Aberto à outras labutas, lutas, perseveranças,
esperanças,
Aberto a outros diálogos interiores com a nossa
alma,
Atitudes de sim e de não, o que em nós carece de
reflexões,
O que devemos fazer para crescer, amadurecer,
Podermos dizer que somos homens, sentimentos,
emoções,
Podermos expressar que nossos olhos estão voltados
Para os verbos e os sonhos do Bem e da Verdade,
Nossa alma centrada nos Ideais e Princípios do
Ser...
====
Novo tempo
Então, mãos e pés cruzados
Neste tempo de luzes que se nos a-nunciam,
Vamos criar, re-criar, inventar,
Poetizar, poematizar
A sensibilidade de nossa alma,
A espiritualidade de nossa liberdade, utopia,
A almática de nossos pensamentos e idéias,
Vamos espiritualizar nossa contingência...
====
Continua tudo normal
A anormalidade e a diferença estão
No que sentimentos, no que emocionamos, no que
evangelizamos,
Isto de que nos habita a sabedoria do que nos
carece
E o que podemos entregar de mãos livres,
E neste novo tempo é o que sentimos profundos
Do que é isto nascer, conceber a Vida e o Verbo do
Sublime...
====
Diferente e igual
Diferente porque somos consciência, sensibilidade
Do que é a Vida, a Existência, para nós,
Sempre isto: as Contingências e o Sublime,
Igual porque em todos os humanos isto nos reside e
habita,
E somos responsáveis por dizer os caminhos e
trilhas perseguidas,
Diferença e igualdade
São as luzes a iluminarem a ribalta da liberdade e
do destino...
====
Estamos vivos
Viver são natais de reflexões, meditações,
querenças e sonhos,
Viver são leques dos tempos e dos ventos,
Nas dobras da coberta das dores e sofrimentos,
Indagações, perquirições, perguntas,
Estamos vivos para outras labutas, lutas,
empreendimentos
Em nome do que nos é de mais sublime, a Entrega.
====
Segue o ritual
Por todos os natais,
Por todos os Novos Anos,
Segue o nosso ritual de querenças,
Esperanças...
A realização deste ritual
Depende de nós...
Manoel Ferreira Neto
#riodejaneiro, 11 de dezembro de 2019#

Comentários
Postar um comentário