ESCRITOR-POETA E CRÍTICO LITERÁRIO Manoel Ferreira Neto, POEMATIZA O POEMA #VERBOS ADAPTADOS", DE Ana Júlia Machado
O UNIVERSO SUBMERGIDO EM MISTÉRIO**
PINTURA: Graça Fontis
PROSA: Manoel Ferreira Neto
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Quarenta anos
Trocentas bandeiras unidas sobre os campos
Onde o sendeiro pastor lamenta
Homens desesperados, mulheres desesperadas,
divididas
Abrindo suas asas sob as folhas de outono que caem.
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Apanho da pena.
O homem, fora.
Fora das muralhas do exílio.
Fora das grades do cárcere.
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Re-corda-me, pulsa o coração poucochito acelerado,
Com o pé direito no primevo degrau do ônibus,
Sentira que a liberdade precede a metafísica do
verbo,
Sentira que o vazio antecede o in-fin-itivo do
sujeito,
Revela-se o Amor,
O tempo saberá o instante...
O ec-sistir patenteará o momento,
O tempo afiará as lâminas do sonho e do eterno,
O amor pleno e suave da entrega e das conquistas.
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A Fortuna chama. Deixei as sombras para trás e fui
ao Super-mercadão Box, comerciantes e ladrões, com sede de poder, as calçadas
da avenida entupigaitadas de lixo urbano, meu último contrato injustamente
quebrado.
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Diches tem perfume doce como os prados onde nasceu
Na véspera do solstício de verão, perto da torre de
cujos sinos altissonantes ouvem-se as algazarras dos humanos.
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Con-templava as crianças pelas ruas, brincando,
Os seus brinquedos, as pipas no ar, os peões
rodando,
Os desejos eram outros, as vontades, os sonhos,
Achava estranho correr atrás de uma bola,
Até o presente não a toquei com o pé, chutei,
coloquei-o encima.
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Tumbas a brasas eriçadas esgalgam ódios últimos,
sorrindo fúnebres as derradeiras lembranças. Covas a chamas esfoladas esganiçam
vinganças. Goles tirados a tempo curto re-movem possibilidades cuja força é ser
efêmera. Sepultura íngreme cobre de nada as hipocrisias primeiras, ironias
retiradas a esmo, cinismos re-postulados, a falsa modéstia é nonada absurda a
copos emborcados. Sete palmos, as cinzas esfalpadas abrem letras que esmiuçam
tentáculos. Medusa tece pedras cruas cujo olhar fundamenta o barro nu de nossas
ansiedades. Prometeu troca dedos de prosa com os urubus depois de se
empaturrarem com mais pedaços de seu fígado, aquilo seria eterno, os urubus
abaixando a cabeça, mas eles serão eternos por causa de Prometeu, são-lhe mucho
gratos.
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O sangue-frio da lua. O capitão espera acima da
celebração,
Enviando os seus pensamentos, carências e idéias
para a donzela amada, cujo rosto de ébano está além da comunicação. O capitão
está triste, cheio de tensões, mas ainda crê que seu amor será correspondido.
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Compreendo a estranheza. O exílio não existirá sem
o corpo, sem a ausência No entanto, constitui um impasse. Impasse para o infinito.
Viver o imortal. Pensava que as muralhas fossem a liberdade – nem mesmo o
desejo de atingi-la, alcançá-la.
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Seren-itudes de seren-idades serenas
O amor é tudo
De serenas seren-idades, seren-itudes,
De seren-itudes de suavidades, a ampulheta
Diante do infinito, dos in-fin-itivos, o eu que
flora
Na floração do verbo e de suas regências,
O amor haverá de ser, quando
Sentir na alma, no instante de o espaço
Separar-se do tempo,
O verbo ser a ação.
Nas soadas dos verbos emudecidos, mudos calados,
O som rumina, uiva desalentos, inseguranças, medos,
Nas sombras, astúcias para iludir as disposições de
sensações,
Intuições, percepções, inspirações, o despertar de
outras visões,
O espírito goteja flúmenes, a alma sente os pingos
de orvalho
Caindo-lhe no íntimo dos sêmens de sonhos,
Os cofres da inconsciência entoam a plangência
desolada,
Ressentida, introspectiva,
Focos de luz expressionista eivando as vontades de
voos, viagens.
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Tropecei, catei cavacos na Avenida Brasil, sob os
olhares de transeuntess, cavalguei por ruínas em valas, inda remendadas sob
tatuagem em forma de coração. Padres renegados e bruxas jovens traiçoeiras
Distribuíam as flores que eu havia dado à amada.
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No exílio, sou ser sem sentido. Fora, a ausência de
sentido é o sentido da ausência. É a mãe que está distante do filho, mesmo com
ele no útero; longe dele, embora o cordão umbilical não tinha sido extirpado.
Está à distância dele, após o cordão umbilical haver sido cortado.
Descobrir a liberdade. Exteriorizá-la no mundo.
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Caixões esmorecem tintas que apagam a incólume
memória de anos rasgando a seda presa no fio oblíquo de fumaças. A cal cofia
ambíguas vestes de linho, o medo de terras recalca o andar cambaio. O
ressentimento de tijolos pisa os pés descalços. A amargura de cimento ressoa o
silêncio.
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O palácio de espelhos, onde os cães soldados se
refletem.
as prostitutas a esmo nas calçadas observam a
promiscuidade deslavada dos homens. A estrada sem fim e os lamentos dos sinos,
os quartos vazios onde a memória é protegida, onde as vozes dos anjos sussurram
para as almas de tempos antigos.
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O mundo é o exílio. Pensava encontrar um lugar em
que descansar os ossos. A liberdade é para não estar fora do mundo. Livre,
cadáver de uma perdiz ou de um faisão abatido por caçador furtivo. Todas as
possibilidades são no sentido de o corpo estar estendido num fosso ou por trás
de uma moita, os joelhos dobrados, os cabelos sujos de terra.
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Engraxei os sapatos, sujos não dizem nada a
quaisquer figurinos das vestes, movi montanhas e marquei as cartas,
mas o Éden está em chamas, então preparem-se para a
eliminação ou então os corações deverão ter coragem para a troca da guarda.
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Haverá de poster-iciar(o que é início tornar-se
póstero, vice-versa)
As conquistas, quiçá glórias
De serenas "seren-itude" de criações,
re-criações,
O sabor da seren-idade do verbo de sonhos,
utopias...
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Desejos da verdade, sublimes mergulhos no nada,
Angústias, náuseas, o desejo de outros becos, ruas,
Sonhos do absoluto, con-templar nonadas à luz do
efêmero
Vontades do Belo, criar esperanças, re-criar
fantasias da fé,
Ousadia de avassalar nos cantos e re-cantos
ocultos,
Nos sítios e lugares obtusos, oblíquos,
Nos cursos de perspectivas, prospectivas, de
claridade e harmonia,
Nos cantinhos de sentimentos e emoções do há-de
ser,
Nos contornos e nos ocasos, ocasiões de fascínio,
volúpia
Que flanam como neblina sem rumo para rabiscar a
minha encenação,
Re-presentação,
Ausentar-se tudo con-templa, ausentar-me
con-templo,
Sensibilidades que me travam o intelecto
Insolências, rebeldias, revoltas, prepotências,
mazelas
À quimera da solerc-idade o que a idade, o vivido,
o vivenciado
Possuem para facultar,
O intelecto trava-me o facultar,
Atulham-me de perplexidade os fachos de luzes
Incidindo-se na chuviscaria da harmonia do tempo,
do verbo, do vento,
Percebo e sinto o cogitar as dubiedades do póstero
e perene
Com a existência, outroras e pretéritos, passados,
Utopias da Beleza, re-fazer os verbos do eterno
Estesias do Saber, uno-verso da gnose, sapiens,
Conjugados de vazios
Contemplando a manhã de chuva,
Nublado, ensimesmado o tempo
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A existência procura inserir-se na morte para não
se extinguir. Do termo da transparência do medo das trevas, da claridade da
majestade da escuridão alastram-se, da aragem a tristeza resultante da
depressão é muito mais que um tipo de emoção centralizada apenas e
exclusivamente na psique: afeta todo o corpo. Ela é sentida tão agudamente e causa
tanta dor quanto um apêndice supurado – talvez mais.
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A paz virá
Com tranquilidade e esplendor, leveza do ser
Nas rodas de fogo,
Trar-nos-á, contudo, nenhuma recompensa quando seus
ídolos falsos, seus deuses hipócritas caírem. A morte cruel se renderá, e seu
fantasma pálido recuará entre o Rei e a Rainha de Espadas.
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Lembra-me isto... Talvez não possa denominar uma
lembrança, chamar assim. Não consigo penetrar na significação deste termo, no
sentido deste símbolo. Diria recordação mesmo. Fora das diversões,
brincadeiras, pentelhices com os brinquedos, bater figurinhas com os
companheiros, peões, bolas de gude, pipas... Laços infantis cortados, ceifados,
as con-versas dos adultos sobre a morte, os problemas existenciais, de saúde,
sentimentos e emoções tão diferentes, outro sentir as coisas. E deste tempo
tenho consciência do que intenciono dizer.
Início.
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Ilusões, espectros de quimeras
Vir-a-ser do além, porvir do finito
Nas bordas lúdicas de subjuntivos
Do pleno efemerizadas nos temas do silêncio
Silêncio do deserto, o nada per-vaga
Na cintilância das estrelas,
Deserto da solidão, as carências
Passeiam no brilho resplandecente da luz
Nas contingências do nada a luz
Fosforescente dos abismos abissais da alma
Fronteiras de solstícios da verdade...
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A odisséia do tempo, a epopéia dos verbos
Inscritos a primor, excelência, o porvir
arquitetando,
O há-de vir de sensações redigindo,
O há-de ser de idílios rabiscando, de desejos da
verdade, o rabisco,
Haverá-de ser às contro-vérsias das conjunturas,
Re-versas das ideologias, hipocrisias, aparências,
In-versas de etiquetas de virtudes, glórias,
In-vertidas de intelectuais de plantão, idéias e
ideais servem à hipocrisia, uma luva de seda arábe,
O eu-póstero que se alimenta do néctar de sua
Verdade si-mesma, ao longo do tempo, das
circunstâncias
O amor poster-crescer as seren-idades
Das regências de verbos outroras sonhos,
Das conjugações de tempos verbos,
E das chamas secretas das achas na fogueira,
Integralizando-se e con-cebendo a baila dos
espíritos
Intros-pectivos, circunspectos, errantes,
Luz na varanda solitária...
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É próprio do espírito sentir e experimentar dentro
de si, como ressonância, todos os seres e o Ser. Lamento sobremodo nada poder
dizer-vos, senhores de tão colossal, magnificência, um templo de cento e vinte
anos de existência, de mais rejubilante no tangente ao pretérito, porque o amor
que age, comparado com o amor contemplativo, é algo de cruel e de atemorizante.
O amor contemplativo tem sede de realização imediata e de atenção geral.
Chega-se ao ponto de dar sua vida, com a condição de que isso não dure muito
tempo, e que tudo se acabe rapidamente, como no picadeiro, sob os olhares e os
elogios. O amor atuante são o trabalho e o domínio de si, e para alguns toda
uma ciência, é o "nós" que, enlaçados de utopias, fantasias,
quimeras, verdades da contingência, cria o destino, as alamedas por onde
trilhar, e para outros estilos, linguagem, a arte do verbo e do sujeito.
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Desejo redigir com a afabilidade dos verbos e o eu
em conflitos, carregando na mochila as requerências, requerenças, exigências no
sendo a vida, In-[vestig}-ação, vestígios que se posterizaram, não se perderam
na ação, na ação do verbo dentro do tempo. Redigir desvarios, devaneios, não de
demandas dos revérberos, trocas de diplomacias de pósteras hipocrisias,
vaidades, o sonido de tudo, con-templando-me ao longínquo, ao alhures, a fragrância
das volúpias, das utopias, dos sonhos e verbos. A gustação do há-de ser, há-de
porvir, ad-vir.
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Até mesmo o deserto adquire um sentido?
Sobrecarregá-lo de musicalidade, de ternura, de ensino de Línguas, nacional,
estrangeira, as utopias da entrega à educação. É um lugar consagrado por todas
as dores do mundo, por todas as peregrinagens na meditação, na reflexão, o
sentimento profundo do silêncio que precede talentos, dons, e que concebe as
melopéias das serestas e serenatas, melancolias, nostalgias, algazarras das
conquistas e glórias, suavidade do violino dos sonhos. Instam nos verbos que
teimam a per-sistir, in-sistir, ousar na continuidade, sem-fim da poesia-logus
do saber e do intelecto, avançar com a existência.
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Contradizem-me o espírito e a alma, entre encalços
e tropeços inscritos, prescritos, proscritos, que vou entregando em mão do
pretérito e de outroras
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Mas o que o coração necessita e reclama em certos
momentos, ao invés disso, são justamente lugares constituídos de poesia. Lera no
poema de inestimável amiga um excerto, "... a existência é engalfinhar-se
que nós a desenleamos com a exultação e erudição..." da memória, e redigi
tempos imemorais.
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O sol está nascendo, próximo de correntes
quebradas, do louro da montanha e das pedras rolantes. Imploro para saber que
medidas agora ele tomará.
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Quiçá ladear os perímetros, extensões, amplidões da
ec-sistência seja a inspiração de uma pintura de um menino à volta com os seus
brinquedos, atrás dele, ao lado, um rosto perscrutando a cena e o cenário,
encostado ao parapeito da sacada, sobre ele um tapete persa enrolado,
cogitando, refletindo, meditando as vivências, o vivido; o rosto atrás de si é
a criança que não fora, lembrando-se do pretérito, alamedas de poeiras, becos
de cascalho e areia, ruas de pedras e avenidas de asfalto, praças públicas,
recostado numa porta fechada os brinquedos, representação, o imaginário, mas
ficava no seu quarto às voltas com os deveres de casa, os estudos, e antes o
baile do alfabeto e suas inúmeras performances, aglutinações, as palavras, as
pronúncias, a leitura, o encanto.
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Estava dividida entre Júpiter e Apolo. Mensageiro
chegou com um rouxinol preto. Vi na escada a sombra refletida de mim, e eu não
pude deixar de segui-la até perto da fonte onde levantaram seu véu.
Manoel Ferreira Neto
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VERBOS ADAPTADOS…
Exaurindo, os fluxos
desprazeres tão perscrutáveis
que grudam em mim.
Um aceno atormentando,
pois expulso e urdido um
aceno de uma mestria gélida
e sem existência aludindo
até tudo aquilo que há-de
desembocar
Que colossais verbos afeiçoados
Pela modificação da posição ou pela permuta
das letras de outra com suas traduções que aponta
a uma ficção que se crê verídica!
E as indicações do seu
tradutor sugerem-se
supernas e apontam ainda
as suas alucinações despidas e arrefecidas!
As antíteses incluídas
visivelmente nos seus arcanos,
e onde seus emblemas de contestações
inesperadamente são consistentes,
e sem a traquejo dos assuntos verdadeiros
e precisos das significações
Aguardo o acesso desfechar-se!
Porque... Eles provavelmente vão ingressar!
E eu superficialmente desaparecer!
E que o erro do meu escrito
minhas intenções sejam concluídas
defronte dos seus olhos,
e que os graus da minha
intelecção sejam significativos,
porque assim não auferirei
os embates incógnitos dos seus
pressentimentos que não se exibem.
Porque a observação do seu íntimo não instiga
o cunho do seu conselheiro,
onde a sua imperfeição foi subalterna
aos afincos da sua indolência.
E o estilo da sua confirmação
é um vestuário dúbio afeito
somente nas legitimidades
das suas divagações.
Ele estupra, e seguidamente incita
a realização da virtualidade da sua alma
que interioriza-se, e sem reconhecimento
no brotar fatídico de uma tranquilidade
ilícita dos seus observares de demandas sombrias.
Uma moldável alcantilada e mistérios a deslindar
seu som cabisbaixo
no interior de um ponto de vista fossado.
ele alinhado... eu afiada
por casualidade porfiarei de quem?
será mesmo da minha pessoa…?
Ana Júlia Machado
#riodejaneiro, 17 de dezembro de 2019#
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