**COM AMIGOS E LEITORES SE CONQUISTA O UNIVERSO** - Manoel Ferreira


Não ter palavras para dizer, creio eu, ser o instante-limite mais precioso de um escritor, momento de tirar o chapéu em nome da reverência à vida. 
Não acredito mesmo no destino pre-determinado: quem faz o seu destino é o homem a partir de sua entrega ao em que acredita, aos seus sonhos e esperanças. Mas, é verdade, a vida escolhe os caminhos do homem, escolhe-o por intermédio do que ele possa contribuir, dar o seu testemunhode Vida. Cabe-lhe aceitar ou não esta escolha. Aceitando-a, começa o seu trajeto ao vir-a-ser de si mesmo, ao em que se tornará, ao que será, ao verbo de sua vida, e ela não é sua, ela é da Vida, o homem é a síntese: indivíduo e humanidade.
A vida doou-me dons e talentos das letras. Escolheu-me as letras. Aceitei a escolha de coração aberto, determinado a revelar a luz atrás das sombras, atrás das trevas, atrás da escuridão. Pus a mochila nas costas, atravessei "bayous", pontes partidas, mata-burros, chapadões, abismos com a pena na mão, tinha de fazer a vida com ela. Anos, anos, anos, cinquenta e cinco anos com ela na mão, inseguranças, medos, solidão... Van Gogh nestes momentos era a âncora em que me segurava: só um quadro vendido, assim mesmo porque o irmão dele deu a quantia a uma pessoa para comprar a Peça dele, no entanto, eterno, universal com todas as Peças que criou. Alguém me dissera certa vez: "Você será o Van Gogh da Literatura!..." Nada respondi. 
Cheguei no Facebook de chapéu - como dissera o amigo Julio Di Paula com "panca" de ator americano à moda John Wayne, com umas "coisinhas" no alforje. Tantas sendas, tantas veredas, somando amizades sinceras, sérias, somando comentários e curtidas.
E hoje alcanço um "degrau" mais alto da escadaria, ao topo ainda restam muitos, inúmeros degraus a serem palmilhados. Mas sei para onde estou indo, olho para cima e vejo a escadaria que só pode ser conquistada com obras. Certa vez um amigo dissera-me: "Ser famoso é muito fácil. A questão é conservar a fama e conservá-la significa superar a própria vida". Endosso o que dissera este amigo. 
Nada se conquista sozinho, nada se é sozinho. O "outro" é a pedra angular da vida que se vai fazendo ao longo do tempo, na continuidade do tempo. E este "outro", para mim, escritor, são os Amigos, são os Leitores. O mais delicioso das Conquistas, do Sucesso é quando se compartilha com eles, quando se divide com eles as alegrias, a felicidade, o contentamento. É com eles que se conquista o Uni-verso e não apenas o Mundo.
Sem palavras, aos Amigos e Leitores, beijos e abraços!!!



Manoel Ferreira Neto.
(21 de abril de 2016)

Comentários