ANÁLISE-CRÍTICA E INTERPRETAÇÃO EXISTENCIAL DA PROSA E POETICA LITERÁRIA-FILOSÓFICA




POST-SCRIPTUM:
====
Por alguns meses, poucos, em verdade, Rita Helena Neves tecera inúmeras críticas à minha obra, críticas de excelência. Esta crítica fora escrita em 23 de novembro de 2015.
====
Hoje, Rita Helena Neves não está mais entre nós, é falecida.
Se hoje decido republicar esta crítica, é um modo de gratidão por seus trabalhos que, com certeza, contribuíram bastante para conhecer a minha obra mais profundamente, com este texto, ela começou a participar do Blog Bo-teko de Poesias.
====
Fique aqui a minha HOMENAGEM PÓSTUMA.
Manoel Ferreira Neto
====
Os textos poéticos do escritor Manoel Ferreira Neto são singulares: ele os escreve como dita a sua própria alma! Impressiona a capacidade do escritor em mergulhar no mais profundo âmago da existência humana: Tece essa trajetória com tamanha precisão nas perspectivas do Ser-existir, tocando, com a alma, um universo divinizado... Manoel Ferreira Neto escreve, transcendendo a palavra: inunda-a na metalinguagem. Seus escritos têm cores, sabores, imagens, tateando o universo metafísico do Eu-poético! Seus textos são complexos; sustentam-se nas katarsis! Daí, o Belo! Não existem mais escritores como Manoel Ferreira Neto, que se entrega à poética do Eu. . Tudo nela é o Ser, sujeito e objeto interligados num único Espaço-Tempo. A leitura de seus textos depreende de atenção absoluta do leitor. Cada palavra tem seu significado e significante, tão , particularmente, significativos. Sua retórica é clássica , depurando cada e todo o estado d´alma do homem que vê além de si mesmo... Desde Sócrates, Platão, a Heiddegger, passando e instando essencialmente em Sartre, com quem tem uma expressiva comunhão( A ânsia de existir no Nada), o escritor prima sua obra no valor maior: o sentir humano.


Rita Helena Neves


#riodejaneiro#, 23 de novembro de 2019#

Comentários