ASSIM NASCE UMA ESCRITORA#š¦ GRAĆA FONTIS: PINTURA Manoel Ferreira Neto: ENSAIO
"Pro-jectar-se
significa abrir outros horizontes, outras trilhas a serem
palmilhadas."(Manoel Ferreira Neto)
A pintora,
escritora e poetisa GraƧa Fontis assume pro-jecto diferente Ć sua Arte da Pintura.
Envereda-se pela Literatura, Prosa.
Se para o
iniciante - quem comeƧa a escrever, nĆ£o pertencendo a outra dimensĆ£o da Arte,
como ela -, escrever Ć© angustiante, desesperador... imagine quem pertence Ć
Pintura embrenhar-se pelos caminhos das Letras Ć© ainda mais angustiante,
desesperador, de arrancar tufos de cabelos, dar nĆ³s gĆ³rdios na lĆngua,
encontrar a Linguagem, o Estilo, tornar o pensamento linguagem, a linguagem
pensamento, tornar-lhes transparentes, nĆtidos sĆ£o tarefa de SĆsifo, leva-se a
rocha atƩ o cume da montanha, cujo objetivo Ʃ instalƔ-la no topo, mas ela rola
para baixo, assim continuamente, a rocha jamais instalada no cume.
A artista
nĆ£o se intimida com esta travessia. Deseja realizĆ”-la nĆ£o apenas a contento,
mas radicalmente. O seu objetivo sine qua non Ć© comungar a Imagem e as Letras,
arrancar da Imagem as Palavras, tornar as Palavras Imagem.
Ć de
ad-mirar-se a sua entrega. Nos seus textos prosaicos, quer mostrar a que vem.
Outra vereda para esta realizaĆ§Ć£o nĆ£o seria senĆ£o o mergulho profundo na sua
sensibilidade, no seu "eu-poƩtico", "eu-plƔstico". Numa
con-versa nossa, apĆ³s a produĆ§Ć£o de "NAS SENDAS DA CRIAĆĆO", dissera-me
que, para criar um texto, ela traz tudo o que hĆ” dentro de si no momento da
pintura, e isto Ć© extremamente complexo, dĆ” vontade de arrancar-se de dentro, Ć©
uma dor no peito sem limites, e esta passagem elucida com primor o instante da
criaĆ§Ć£o literĆ”ria: "... Ć busca da razĆ£o concebĆvel, nĆ£o perecĆvel no
tempo e no devir...", a busca da racionalidade da prosa, nĆ£o havendo
alternativa senĆ£o "... deixo-me arrastar pelo indomĆ”vel portento a
abrigar-me nas matas brutas, caverna de prisco odor neste influxo intrƩpido sem
que se me extravie das ondas indƓmitas irreverentes a emitirem uivos em
desespero nas sendas da criaĆ§Ć£o..."
Diz ela que
a Poesia Ć© mais fĆ”cil de criar, Ć© deixar os versos e estrofes nascerem Ć luz da
sensibilidade, intuiĆ§Ć£o, percepĆ§Ć£o, criatividade. Sente-se livre com a Poesia.
Mas ela nĆ£o quer esta liberdade, quer se sentir presa, amarrada, aguilhoada Ć
razĆ£o, quer pensar o pensamento que pensa, quer espremer os miolos.
QuĆŖ metĆ”fora
esplendorosa cria para revelar como a prosa se lhe manifesta: "... SĆ£o
Ć”rvores, ninhos, raĆzes, montados no tempo, nĆ©ctar dos desejos transcendendo
passado, ventos e limites arquitetĆ“nicos na ressuscitaĆ§Ć£o densa e casual destes
instantes aflitos, impacientes..." A prosa Ć© isto mesmo e transcende a
isto, vai muito alƩm. Para mim, a prosa Ʃ uma verdadeira floresta fechada e
hermƩtica, em todas as suas sendas corre-se riscos, estƔ-se ameaƧado de todas
as intempƩries, o que salva de ser engolido por ela Ʃ a criatividade conciliada
ao pensamento, Ć s idĆ©ias, plagiando as suas palavras reveladoras: "...
tropicƔlia mental dos sonhos voadores".
E para
identificar com categoria esta "tropicƔlia mental" inicia a sua
jornada na Filosofia, lendo autores filĆ³sofos. AliĆ”s, chegou a afirmar-me que
desejava muito fazer faculdade de filosofia, embrenhar-se nas idƩias,
pensamentos.
Este texto Ć©
histĆ³rico, Ć© um documento primoroso para se conhecer nĆ£o sĆ³ a artista-plĆ”stica,
mas tambĆ©m a escritora, uma viagem adentro a alma, a inconsciĆŖncia, ao
inconsciente artĆstico. Para se ler e entender GraƧa Fontis mister a leitura
deste texto. ConheƧo, no real mesmo, alguns escritores e poetas de primeira
viagem que nĆ£o se dignaram a esta reflexĆ£o, deixando que o tempo cuidasse de
mostrar-lhes o caminho a seguir. A escritora GraƧa Fontis nĆ£o. JĆ” se dignou a
fazĆŖ-lo na criaĆ§Ć£o prosaica, o que mostra o seu compromisso, responsabilidade
com o pensamento, com as idƩias. Por onde passar nestas alamedas prosaicas
haverĆ” passos flexĆveis, a in-ovaĆ§Ć£o, a re-novaĆ§Ć£o, isto Ć© a Liberdade da
CriaĆ§Ć£o em questĆ£o, em jogo, Ć busca do Ser.
#RIODEJANEIRO#,
16 DE ABRIL DE 2019#
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