Sonia Gonçalves ESCRITORA POETISA E CRÍTICA LITERÁRIA COMENTA O AFORISMO 975 /#MEMÓRIAS PRETÉRITAS DO GENESIS#/
Ergo sum Manu... Eu também logo existo. Obrigada, meu querido; que texto
magnífico, quase me leva ás lágrimas, viu? Não sei, fiquei tão tocada, me
emocionei com seu divagar entre os verbos e as flexões, suas reflexões me
fizeram sentir nostálgica, sei lá... Talvez isso por constatar dito de uma
forma tão bonita, tão poética dentro de sua filosofia que as alamedas se
compõem de serestas, mas que nem todas são boas, acho que fiquei tocada com a
beleza de ser poetizar numa realidade paralela que conheço tão bem, Manu...Hoje
não vou lhe dar só parabéns, vou dizer Obrigada também, me transportou para um
mundo utópico de verdade. Mas fez-me sentir como sendo real, cheio de pessoas
boas de coração e alma límpida como a tua... Grata, meu amigo querido... Bjos
Noite de Luz! Diz pra sua linda que a obra dela magnífica como sempre, Bjos
Síntese: verbo e ser da vida que se contingencia à luz dos sonhos,
esperanças, fé, pedras angulares do passo a passo nas alamedas de serestas do
bem e mal.
Sonia Gonçalves
(24 DE JULHO DE 2017)
Você se refere a ser um texto que toca. É um texto antigo - aliás, a
crítica fora escrita na época da escritura - que revisei para republicação
ontem. Tocou-me também no que concerne a sentir profundo e presente o que é
isto de "Sorriso espontâneo e a lingua especiosa artificiando outras
línguas..." sendo o símbolo/metáfora da criação, metáfora e metafísica das
dialécticas do ser-verbo. Sentimentos e emoções profusivos. Um devaneio. E,
neste estado almático, contingente, li para me conscientizar de que fora eu
quem escreveu, desacreditei por algum tempo. Muitos textos são assim,
provocam-me esta dúvida. A diferença deste na visão clara destes sentimentos e
emoções, sentia-os presentes e fortes, conhecia-os, aquela felicidade, alegria
de um sonho tornado real, a metáfora e a metafísica das dialécticas do
ser-verbo, sorri e ri algumas vezes durante os devaneios.
O toque de outras línguas do Ser nada. A mitologia grega conta como
Cassandra e o seu irmão gêmeo, Heleno, ainda crianças, foram ao Templo de Apolo
brincar. Os gêmeos brincaram até ficar demasiado tarde para voltarem para casa,
e assim, foi-lhes arranjada uma cama no interior do templo. Na manhã seguinte,
a ama encontrou as crianças ainda a dormir, enquanto duas serpentes passavam a
língua pelas suas orelhas. As dialécticas são as serpentes, a filosofia e a
poesia, que tocaram-me as orelhas, aguçando-me os sons do silêncio, assim
falando um pouco destas dialéticas. A inspiração fora a mitologia grega,
Cassandra, o nome da Sereia dado por mim, como re-presentação.
É um texto de primeiras luzes das dialécticas do ser-verbo para a
estética da prosa-filosófica-poética.
Beijos nossos
Manoel Ferreira Neto
(27 DE JULHO DE 2018)
#AFORISMO 975/
OUTRAS LÍNGUAS DO SER-NADA#
GRAÇA FONTIS: PINTURA
Manoel Ferreira Neto: AFORISMO
Memórias pretéritas do genesis.
Nada de dogmas.
Desfibrar com percuciência doces alimentos: eis a questão!
Nada de preceitos.
Aplicar com eloquência a convulsa deleitação de carne triste: eis a
sagrada labuta!
Nada de livre-arbítrio.
A boca liberta das funções poético-simbolista-enigmáticas: eis a senda
longínqua a ser trilhada!
Nada de princípios.
Sorriso espontâneo e a língua especiosa artificiando outras línguas: eis
a sísifa tarefa eterna!
Nada de tradições.
Consolar nos interstícios da alma os secretos e enigmáticos sofrimentos
das dúvidas e inseguranças: eis a sóbria castidade!
Águas de fontes trans-cendentes evangelizando rios que per-correm e
de-correm ao longo de suas veredas ritos e mitos da verdade que reside na
travessia das nonadas ad-versas ao vazio. Uni-versos e horizontes da roda-viva
que gira, move a vida no trans-curso dos sonhos e esperanças ao real, à
realidade da vida, fé na sistência das dialéticas do ser-verbo, ser-nada, se o
verbo do nada se faz continuamente, conjuga-se nos instantes-limites do desejo,
o verbo do ser se dialetiza no ab-surdo das dúvidas e in-certezas, e na síntese
de ambos abrem-se as persianas da janela do infinito para a luz que incide nos
seus raios as pers bíblicas do divino.
Theos. Inner.
Ideais do pleno comungando a sorrelfa eternidade e a quimérica
efemeridade, concebendo outro eidos que habita a contingência do há-de ser o
verbo in-finitivo do tempo, tempo de pretéritos e vires-a-ser, tempo de
gerúndios e particípios, tempo de dores e vocações à felicidade, tempo de
dialéticas e sin-cronias.
Síntese: verbo e ser da vida que se contingencia à luz dos sonhos,
esperanças, fé, pedras angulares do passo a passo nas alamedas de serestas do
bem e mal.
Nos instantes-oníricos dos volos do eterno e perpétuo querubins ensaiam
as performances da dança mística da carne e verbo do sono que precede o
alvorecer, quando pétalas de flores se abrem, pássaros trinam saudando a
essência da natureza, os homens idealizam outras utopias no sertão, utopias
hereges, utopias proscritas - as cristãs esvaíram-se no mata-burros da verdade
perene, ou não desejaram atravessá-lo?
Cogito ergo sum.
Continuidade do verbo tecendo o ser, continuidade do ser crocheteando o
tempo do verbo, continuidade do tempo na arte do ponto-de-cruz da fé na linha
trans-versal da filosofia, que não é sem a teologia, da poesia, que são somente
versos e estrofes sem o telos paráclito da verdade para o ser-do-verbo,
verbo-do-amor.
Nous.
A vida são sínteses de todas as dimensões da gnose à busca do Saber a
etern-itude. As flores da primavera inda estão por des-abrochar e os jardins
exibirem a melhor aparência.
O sublime divino à mercê do ser-no-mundo intros-pectivando os volos do
que trans-cende as circunstâncias vivenciárias.
Poesia do verso que precede o verbo de amar. Poesia da estrofe que
antecede o sonho do amor que alumia as sendas silvestres dos caminhos-da-roça
que são as dúvidas do além-morte, os medos do inaudito que trans-eleva as
angústias e náuseas do estar-no-mundo. Soneto oriental das rimas tergiversas do
som do belo, música da beleza, ritmo e acorde do perpétuo, poema dos ritmos e
melodias, poema dos inauditos cânticos da espiritualidade. Telos enredo da
lírica uni-versal.
A esperança da fé, do sonho, das travessias precedem a vida. Será
possível que o dom da fé me haja sido negado, ao capricho de algum palhaço
divino? Ou há alguma carência em mim, ausência de alguma faculdade, como o
paladar, olfato ou percepção das cores?
(#RIODEJANEIRO#, 25 DE JULHO DE 2018)
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