SONIA GONÇALVES ESCRITORA POETISA E CRÍTICA LITERÁRIA COMENTA A PROSA METAFÍSICA /**CORTEJOS SONOROS DE SEDA**/
Texto fabuloso, Manu, admito esse está impossível de ser plagiado, mesmo
porque eu noto em seus textos uma conversa misteriosa de você com o seu eu
poeta e aí, meu amigo, somente você saberá a senha que leva ao decifre de tudo
que realmente está pensando, usando do vocabulário mais lindo e muitas vezes
margeado de metáforas ricas e insolúveis para quem não se integra e entrega ao
texto desde o começo.Teu livre arbítrio faz as palavras dançarem por sob nossa
visão humana nos transportando para um lugar diferente, um mundo
requintadíssimo, amo muito, dificilmente será plagiado, mas valendo o alerta
para os incapazes, improdutivos e sem ética alguma. Parabéns e agradeço. Bjos.
Sonia Gonçalves
Sendo a obra autêntica, re-presentação almática do autor, qualquer
tentativa de plágio torna-se impossível pois quem tenta não é capaz de
penetrar, mergulhar na alma do autor, sabendo o que nela reside, inda mais
quando a linguagem e estilo são produzidos à luz da filosofia, da metafísica
com todas as criações estilísticas, linguísticas, semânticas, semiológicas.
Mister erudição para uma obra neste nível. Já conferi neste métier virtual
divisões de palavras como o faço, mas nem de longe é plágio, é apenas uma
cretinice da pessoa, pois que, quando divido as palavras, retiro-lhes o sentido
dicionarizado, comum e atribuo-lhes categoria filosófica - por exemplo
"Re-verso": não é o outro lado da coisa, e sim o "Verso da
Razão", uma crítica à RES EXTENSA E RES COGITANS CARTESIANAS, passa a
habitar na Razão a Sensibilidade. E para isso é preciso conhecimento da
Estética da Filosofia e Literatura.
Como dissera para minha Esposa e Companheira das Artes, Graça Fontis:
"Fosse eu a ler um texto neste nível e fosse plagiador, sinceramente me
enfiaria numa caverna e só sairia um século depois. Para quem sabe ler, é uma
crítica ferrenha, mexe com as "moléstias psíquicas" do plagiador.
Como disse você, Soninha Son: "É um alerta para os incapazes, improdutivos
e sem ética alguma."
Manoel Ferreira Neto
#CORTEJOS SONOROS DE SEDA# - PROJECTO #VERSO-UNO LITERÁRIO
GRAÇA FONTIS: PINTURA
Manoel Ferreira Neto: PROSA METAFÍSICA
Epígrafes:
"Nas adjacências em que Só o olhar explica-se há-de se adjetivar o
subjetivo na explícita verbalização." (Graça Fontis)
"O verbo dos ócios se tornou osso impotente de ser cinza ao longo
das regências que figuram as imagens estilísticas." (Manoel Ferreira Neto)
Ressumbra-se a brisa noctívaga, o que houvesse de místico nos
pensamentos e idéias, nas utopias da efêmera verdade, as volúpias plenas da
metafísica, aquele instante-limite de delírio, devaneio em que nonadas e
travessias sintetizadas tecem, crocheteiam, performam o além, con-templação do
panorama e paisagem das "cositas" uni-versais, êxtases, clímaces?
Por que a intenção de silenciar o silêncio, se não se lhe ausculta o som
metafísico do tempo e dos ventos, se não se lhe sabe ritmar os sentimentos que
concebe da solidão, melodiar a lírica que regencia as utopias e sonhos da
verdade? O melhor seria vislumbrar os interstícios vazios da alma, onde o nada
devaneia e pervaga, re-colhendo-o, a-colhendo-o, tornando-lhe auto-vácuo eivado
de frivolidades, no vácuo da alma, mesmo sem inspiração, sem dons e talentos,
quiçá sejam diligências a glória e o esplendor. Tome-se meia duzia de despeito.
Acrescente-se uma dose de margarina do ciúme. Adicione-se sete gramas de
polvilho da inveja. Coloque-se três ovos de codorna. Agite-se com a mão da incapacidade.
E dê de três em três horas marcadas no relógio de um ponteiro só. Excelsa
receita para criar a alma de que o corpo está carecendo. Miríades ondulantes
resvalam os instintos na linha da iniquidade, ruminam a voz esganiçada da
falsidade, da farsa...
O silêncio é o que é: sente-se-lhe, ouve-se-lhe, vive-se-lhe, põe-se-lhe
em questão, a liberdade anuncia-se plena e o destino se faz, constrói-se,
institui-se, enveredando-se pelo justo valor de existir. Imagens trêmulas de
expressão passam em cortejos sonoros de sedas, sons que vibram solenes e
agudos.
Divas esperanças das sorrelfas perenes de plen-itudes e sublim-itudes,
horizontes e uni-versos mergulhados nas trevas mais-que-perfeitas do nunca que
é um tempo longínquo demais, se se realiza, é que o subjuntivo do vir-a-ser
enovelou-se com o particípio do passado entre a náusea da contingência e as
ipseidades do livre-arbítrio, nas brumas gerundiais enoveladas de particípios
do imortal que é um tempo sem limites e fronteiras, se se ressuma, é que as declinações
não se prestam a estabelecer a alma da morte, o espírito de morrer entre o
gosto da reverência ao destino predeterminado da promessa da ressurreição e
glórias de prazeres e felicidade indizíveis, inenarráveis, indescritíveis, por
tudo que se encontra por todo o horizonte, entre a crença de que só o que pode
ser visto e sentido está claro e explicado.
Ao léu do efêmero, o orvalho da madrugada para respingar-lhe com ternura
e carinho de moléculas indicativas do jamais perfeito, mesmo na consumação dos
verbos, no alto da montanha o catavento inerte, do in-finito a roda-viva das
etern-itudes à espera do incognoscível e in-audito para esplender o absurdo.
Origens e gênesis do ad-verso pers-versando as linhas fronteiriças das
ausências e carências do nada vazio de pectivas, da nonada náusea, das
angústias sarapalhadas nos lotes vagos de liberdade e vontade de artificiar a
consciência e o ser.
O verbo dos ócios se tornou osso impotente de ser cinza ao longo das
regências que figuram as imagens estilísticas.
(#RIODEJANEIRO#, 20 DE JULHO DE 2018)
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