CORREÇÃO DE LINGUAGEM E ESTILO# GRAÇA FONTIS: PINTURA Manoel Ferreira Neto: AFORISMO
Ocorre-me uma re-flexão, que é, ao mesmo tempo, uma
correção de linguagem e estilo. De imediato, lendo este início, o
questionamento vem à superfície, por curiosidade, nenhuma fissura por sabê-lo:
"Quê re-flexão é esta?" Querem saber da imoralidade, a criação dela a
critério de cada um, eis por onde suspender a querência de a imoralidade estar
ligada à sexualidade, sensualidade, por que a censura? A correção da linguagem
e estilo deixou tanto a desejar, melhor seria chamá-la de re-flexão imoral.
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O sol estava claro e diáfano: vinhozinho branco. A
luz do sol mal aflorava os corpos, não lhes dava sombras nem relevo. Todos os
homens de sobretudo pareciam flutuar suavemente a algumas polegadas do chão. De
quando em quando, o vento soprava em direção aos que estavam sentados, tomando
o seu drink na calçada do restaurante sombras que tremulavam como água, os
rostos se apagavam por alguns instantes, ficavam cor de giz.
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Era domingo: a multidão, entre as algazarras, se
des-fazia em pequenas vagas, para se perder nos caminhos, por entre os jardins.
Observava todos os rostos, quase rejubilados no verdor de uma manhã de domingo.
Banhados de sol, exprimiam apenas a calma, o relaxamento, uma espécie de
preguiça e obstinação.
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Prouvera ao céu não lhes houvesse doado a diversão,
o lugar, os gostos, os interesses, a personalidade e o modo de vida. Senhora
observava absorta o artista pintando o rosto, os gestos com o lápis. Há
qualquer coisa de sublime mistério na atitude de pintar os enigmas da alma. As
feições mesmo enrugadas e curtidas, conservam traços de beleza, são nobres e
bem proporcionadas, algumas mechas de cabelos prateados caem pela testa
franzida, os olhos tem brilho fixo, mas de vez em quando cintilam com muita
perspicácia.
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Não padecia sensação de enfado, pinturas em série,
paisagismos, mas outra, e deleitosa. As fantasias tumultuavam-se dentro, vinham
umas sobre outras, à semelhança de devotas que se abalroam para ver o
anjo-cantor das procissões. Não ouvia os instantes perdidos, mas os minutos ganhados.
Imagens... cores... e visões. À tarde, no entardecer, sentado no banquinho de
madeira da república, lembranças do passeio na Praça da Liberdade, pessoas
passando, algumas indo à Igreja, três quarteirões depois.
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Cada instante só surge para trazer os que se lhe
seguem. Apegava-me a cada instante com todo o meu coração: sabia que era único,
insubstituível. Às pinturas e às esculturas dava maior atenção ao
contemplá-las, no banquinho de madeira, relembrava o que havia observado. Mas
no restaurante, FIM DE TARDE, tomando uma cerveja acompanhada de gim,
garatujava algumas coisas que pensava enquanto comia os quadros com os olhos,
descrevia os sentimentos.
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Um deleite matutino, dominical.
#riodejaneiro#, 29 de setembro de 2019#
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