#AFORISMO 557/Ó RETRATO-GUARDIÃO DO RISO INGÊNUO# - GRAÇA FONTIS: PINTURA/ARTE ILUSTRATIVA/Manoel Ferreira Neto: AFORISMO


Eu no escuro nu do quarto, quando dormir quero sonhar a licitude da alegria e do júbilo, a silencitude do prazer e gozo. À procura da lua ou talvez de mim num piscar lento, boiando à luz do olvidamento de quem insisto em ser.

                Forma visível, grotesca e perversa,
                zombeteira, sem relevância
                       inerente nela a negação
                      do significado que deveria afirmar
                                 pensando eu era eu
                                não era quem não era
                                        não era quem.
    Lembra-me do tempo,
    mas para que possa esquecê-lo
    por um momento de vez em quando
          e não gaste todo meu fôlego
                tentando conquistá-lo,
                    silencio o desejo
                            de calar
                         a memória,
                         emudeço a
                 liberdade de vociferar
                              o nada.

Seria que neste instante-limite em que ideais borbulham nas bordas das quimeras destituídas de quaisquer sensíveis presenças, pura magia de devaneios oceânicos em madrugada de ventos, ondas altas, pudesse ao menos con-templar os vestígios de utopias se anunciaram, revelaram-se e se ocultaram, não houve qualquer modo de re-colhê-las na anunciação, a-colhê-las no ocultamento?


A onda, que ressona quieta, mansa, não espuma; o astro, que sonha plácido, que sona frágil, não canta, não trina, e em todo o vasto mar, em parte alguma a mais pequena vaga se levanta.Sou chamado a participar da vida, muito além dos des-encantos, des-encontros; levá-la a beber da água da graça. Alimentá-la do seio da paz e não permitir dores a coloquem em dúvida, em descrédito. Tendo sido confiada a nós, ela é bem que requer esmero, acuidade, se bem me lembra o tesouro re-colhi e a-colhi nas mãos feitas concha, merece tratamento privilegiado.


O ensejo que deve vestir a vida não pode se esquecer de que, embora tantas marcas de espinhos, a tiara deverá ter as belas flores do campo.


E, à medida que a existência corre, torna-se mais oca, mais desenxabida, mais tola. ‘É como se eu estivesse descendo uma montanha, pensando que a galgava. Exatamente isso. Perante a opinião pública, eu subia, mas, na verdade, afundava. E agora cheguei ao fim – a sepultura me espera.’ A espera constante da morte não só não envenena a vida, mas lhe empresta firmeza e claridade.


Contra-dicção...
                        Dialética....
                                            Nonsense....
                          Quiçá,
                                Emprestando-lhe
                              Firmeza e claridade,
                                Re-vista ec-sistir
                             Mais intensamente,
              Bastar-me-ia recordar o que fora eu,
                                   Meses atrás,
              E o que sou neste instante-limite,
                 Lembrar com que regularidade
                          Descera a montanha,
         para que aniquilasse toda a possibilidade
                                 de esperança.

Se não erguesse os dedos, fizesse um gesto, estrangularia a verdade. Diria: “O jarro quebrado, quadro desbotado, pobre trinco...” Possível fosse nota de violão, constituindo qualquer som, não música para mostrar o barulho final destas palavras, a algazarra, vozes estrídulas. Creio que seria capaz de revelar o como as coisas tremelam, as mãos tremelicam.


                  Flor de desejos e rosas de sonhos...
                  A auscultação, as perguntas que exigem           
                                                Res-postas
                                        Formuladas de antemão
                                         Per-formadas às revezes
                                               de sentimentos
                                      ora perpassam-me o íntimo,
                                             e, ao que parece,
                                              desnecessárias,
                                      a expressão significativa,
                                         que sugere o seguinte:
                              haveria de compadecer-me de mim.


Entre a grade e casa, jardim, grama. Muitas espécies de rosas estão ali plantadas, galhas da jabuticabeira caindo na vidraça do quarto, os raios de sol incidindo nos vidros, as folhas.


                  A vida acontece no quarto.
                       Desenho céus tristes nas paredes frias.
                                          E lá fora,
                               Inda que seja inverno,
                                   juro ouvir chuva,
                       Pingos caem das telhas na rampa,
                                         ouço-lhes,
                                       escuto-lhes,
             O inverno parece nunca ir embora.
             Falta-me estrela a levar-me
             Ao coração da vida,
                                               Onde abraço os dias,
             Em adoração e inocência,
             À alma dos verbos de sentimentos,
             Em ovação e ingenuidade,
             Ao espírito subterrâneo de tolices,
             Além das paredes e das vozes que me querem                             
                                               Prisioneiro:
             Resta-me às escusas dos ventos oceânicos,
                            A mente dos ideais, utopias,
              Ins-crevendo a sensibilidade com a pena
                                Da caneta do espírito,
             O que me intriga, me instiga,
             A carregar na tinta para ser bem visível
                          No que houver de invisibilidade.
                   E se nada houver de invisibilidade,
                   Visibilidade completa?
                   A invisibilidade visível,
                   A visibilidade invisível,
                    Quê jogos de sentido!


Jogo ao chão as letras, as rudes muralhas. Apontam-me o verdadeiro céu. Seguro a mão e com elas caminho pelo jardim. Sempre, além da aparente chuva, aguarda-me o sol... Continuamente, além do ensimesmamento do tempo, nuvens baixas, aguardam-me perquirições percucientes, profundas, quando me esquecem as idéias, quando me olvidam e relembram os pensamentos.
                 As flores vestiram as melhores cores.
                 Os soldados pararam de atirar.
                 Os pássaros esvoaçaram os campos
                 De grama viçosa, esverdeante,
                     O vento esqueceu as folhas.
                     A serpente adormeceu no bosque
                     As lendas e causos,
             Ouço o ritmar de passos usando sandálias.
                                     Além, muito além
                                 Da distância do jardim
                                       Em cujo centro,
                                       Entre canteiros,
                                 Sentei-me em posição budista
                     o mundo silencioso indaga-se sobre o que
                                     me falariam os homens,
                                        o que de Vós ouviria...

Para as almas insolentes e meigas como a minha, o aceno gentil e educado, a voz inédita e implícita de todas as coisas nascem do silêncio, o olhar. Não é de mim que as palavras não podem expressar o que desejo tanto, deixam-me um vazio na língua, a boca semi-aberta esperando algum som saindo da garganta, mesmo que som algum seja revelado, se assim posso dizer. Para que estar calado com vontade de gritar? Não é de mim que as vozes inter-ditas não se lhes ouço, não se lhes sinto o tenor de ritmos e melodias, deixam-me boquiaberto, olhos enviesados, a respiração comedida. Gritar a plenos pulmões o que habita os submundos da inconsciência, nos subterrâneo do espírito, a voz se mostrando em sua plen-itude, seren-itude.


Quiçá me questionasse com a voz incisiva e escorreita se conheço a montanha ao longe enevoada? Porque, estive comigo a conversar, e des-cobri a alimária procura entre névoas a estrada… Lá, a caverna escura onde o dragão habita,
e a rocha donde a prumo a água se precipita… Nada teria a responder. A rocha donde a prumo a água se precipita extasiou-me, estesiou-me, fugiram-me as palavras, intervalo para o cafezinho.


Mesmo quase o avesso, sois parte do que minh´alma almeja escolher como nova morada, imaginar, a pedido de minha intenção, ó retrato-guardião do riso ingênuo. Queria eu uma caverna, quiçá também uma gruta, igual à que as vaidades arraigadas sustentaram um mundo de idéias. As molduras na parede marcam o tempo suspenso no caos.


Às vezes, sinto-me perdido no meio de um sorriso. Não faço sucumbir a palavra ao fosso onde enterrei a carne. Não há nada a defender, a retrucar, nem os deveres profissionais, nem a vida regrada, nem a ordem familiar, ou o consumismo e os interesses mundanos. Tudo são grandes mentiras.

Cannabis sativando os devaneios e desvarios
               Ao brilho esfusiante das idéias,
               Que atabalhoadas, circundando
               A preguiça e lentidão das coisas
               Passam nas frestas da imaginação,
                           Nas fendas da intuição,
                           Nas grimpas da inspiração,
               Antes o ponto preto,
               Luzes fortes, dançantes, bailarinas,
                                  ofuscantes,
          então as que perpassam a neblina invernal
                               de paulicéias fontes
                         de psicodelias inestimáveis,
                               haveriam de burilar-me,
                          delinear-me os sentimentos,
                           volos sedentos da brisa das garoas.


O portão de entrada, se fechado está por cadeado, a porta de entrada, após subir quinze degraus, por chave, e eu tão aberto,
                              cavaleiro da solidão,
                espero a noite e não haver escuridão
                              – que idiotice esta,
                não há qualquer noite em que a escuridão
                não esteja presente,
                                a escuridão é parte da noite.
Mentalidade aberta, desafiadora,
            um cristão primitivo
            em sua essência anarquista em textos
             míticos e históricos?
             um vagabundo primevo de boêmias
                      reformista, revolucionário,
                  O que significa a dualidade
                       entre o bem e o mal
                       entre o visível e o invisível,
                       entre a algazarra e o silêncio,
                       que sinto em mim?
                       Como devo viver?
                       O que é a morte?
                 Como poderei salvar-me?


(**RIO DE JANEIRO**, 27 DE JANEIRO DE 2018)


Comentários