#CHAMAS DA FÉ - NOVA PEÇA DE PINTURA# GRAÇA FONTIS: PINTURA Manoel Ferreira Neto: CONSIDERAÇÃO $$$


Eis a mais nova PINTURA da Pintora, Poetisa e Escritora Graça Fontis, intitulada #CHAMAS DA FÉ#. Há-de se reconhecer ser uma obra-prima, o que merece cumprimentos solenes.

***

Inúmeras pinturas anteriores foram objetos de inspiração para a escritura de poemas, prosas, análises, comentários. Sei tratar-se da Fé diante dos problemas hodiernos do mundo, tema e temática do sonho de outra realidade, princípios morais, éticos, uma reflexão espiritual sobre as veredas da humanidade.

***

Contudo, devo confessar não tenho qualquer capacidade de enveredar-me na criação de uma obra literária habitando o seio desta Peça, vai muito além de meus conhecimentos, o que é efetivamente compreensível por não possuir visão analítica do universo da Pintura. Está ela lendo obra crítica sobre Nietzsche e o Budismo - ínfimos são os meus conhecimentos sobre o Budismo. A Monja em meditação(imagem) da Pintura comprova isto. Dizê-lo suscita modéstia; é a verdade, contudo. Lembra-me até uma fala da saudosa amiga Pintora, Martha Moura, diamantinense de nascença, dirigida a mim próprio em 2010: "Um crítico da Pintura tem os seus métodos de análise, fundados no conhecimento da Arte. Agora, vocês os escritores tem de ter muito cuidado ao analisar a Pintura, falta-lhes sensibilidade para perceber as perspectivas interditas." As outras pinturas analisadas, criticadas por mim foram fáceis, esta agora é bem hermética e profunda. De modo algum, não enfio a mão nesta cumbuca, não ouso colocar o meu nome nesta empreitada, sei que vou cometer gafes inestimáveis. Senão esta CONSIDERAÇÃO, nada mais escreverei a respeito. Silenciar-me de compor poema, tecer esboço ensaístico é mais digno. Preservo a genialidade da Esposa e Companheira das Artes, Graça Fontis.

***

Graça Fontis é realmente uma Pintora de Excelência, sua Arte é Inestimável. Parabéns! Meus sinceros cumprimentos por esta Peça #CHAMAS DA FÉ#.



Manoel Ferreira Neto

#RIO DE JANEIRO(RJ), 02 DE NOVEMBRO DE 2020, 13:59 p.m.#

 

 


Comentários