CAPÍTULO XVII ARGUMENTO DO QUE NÃO APARECE GRAÇA FONTIS: PINTURA Manoel Ferreira Neto: NOVELA @@@
Por vezes, surpreende-me com ardência no peito a dispersão, alheamento; contudo, num instante, voltam-me as cositas, não explicando isto por não o saber. Entrego-me às cogitações.
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Esqueceu-me cogitar acerca dos “Mistérios.” Não fosse lembrar-me, seria algo imperdoável; antes agora, porque o ser não me é dado conhecê-lo, legada a dádiva de patenteá-lo. Não pensais vós estar eu a instituir mistérios, enigmas. O que justificaria? Nada. Desfrutemos, senhores, dos Mistérios.
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Observemo-los, enfatizo e sublinho, a seu talante interpretar os ocultos mistérios da salvação – se desde os tempos imemoriais os homens careciam deles, hoje a carência é exultante -, e por que motivo o mundo foi criado e ordenado. Por que vias passou à posteridade a nódoa do pecado original? Simplesmente uma questão da Encarnação e da Eucarístia? Tais mistérios estão mais que batidos, conceituados como lugar-comum, dignos apenas de teólogos noviços, aqueles mais que alucinados, vislumbrados.
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Os paradoxos estóicos, diante da moral esquisita e contraditória, são nada, não possuem qualquer senso plausível de consideração. Sustentam a ferro e fogo que consertar o sapato de um miserável em dia de domingo é um pecado maior que estrangular mil pessoas. Preferível, aconselhável seria o termo mais adequado, deixar o mundo desembocar no nada de onde adviera a proferir a menor mentira. Além disso, contribuem à grande para sutilizar essas sutilíssimas sutilezas todos os diversos subterfúgios, estratagemas dos escolásticos, assim é que seria menos laborioso sair de um labirinto do que desembaraçar-se do embrulho dos realistas, tomistas -, ai de “eu’, esqueceram-me os monistas, albertistas, scotistas, senti medo de faltar-me a respiração, citando as principais seitas da escola. Em todas essas facções, são tão inúmeras as erudições e dificuldades, que, se os apóstolos baixassem à terra e fossem impingidos a discutir com os teólogos modernos a questão das sublimes matérias, sou de opinião, seja insolente ou não, que teriam necessidade de um novo espírito in totum diverso daquele que , em seu tempo, dava-lhes a possibilidade de falar. São Paulo tinha fé, mas sobre ela não dera definição bastante magistral aquando dissera: “A fé é a substância da coisa esperada e o argumento do que não aparece.” Ardia nele o fogo da caridade, mas não se revelou bom lógico ao omitir a definição e divisão dessa virtude na primeira Epístola aos Coríntios.
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Os apóstolos consagravam impiamente com devoção e piedade o Sacramento da Eucaristia: se tivesse, no entretanto, de explicar como Deus pode passar de um lugar para outro por meio da consagração; como se dá a transubstanciação; como um mesmo corpo pode encontrar-se ao mesmo tempo em vários lugares; que diferença existe entre o corpo de Jesus Cristo no céu com a Cruz e na Eucaristia; em que momento se verifica a transubstanciação, uma vez que a fórmula sacramental, sendo composta de sílabas e palavras , só pode ser pronunciada sucessivamente, - creio eu que, oh se creio, se esses primeiros teólogos do Cristianismo houvesse de dirimir tais dificuldades , teriam necessidade da perspicácia dos scotistas que são verdadeiros Mercúrios na arte de argumentar e definir.
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Os apóstolos batizavam continuamente , mas, apesar disso, jamais, em tempo algum, ensinaram a causa formal , material, eficiente e formal do batismo, nem mencionaram o caráter delével e indelével do mesmo.
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Esses fundadores da Religião Cristã adoravam, veneravam a Deus, mas a adoração apoiava-se neste princípio fundamental do Evangelho: Deus é um espírito puro e é mister adorá-lo em espírito e verdade.
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Concordo com Shakespeare, aquando diz haverem mais mistérios entre o céu e a terra que a própria razão desconhece - seria de perguntar ipsis verbis: a razão conhece alguma coisa? Dizem alguns que só a razão inversa revela a verdade, o verso verdadeiro, mas fundada em quê? Nada neste mundo velho sem porteiras é capaz de desvendar os mistérios de Deus. Os teólogos acreditam que a Fé seja capaz. Isto lá é com eles e não comigo: não acredito em Deus.
RIO DE JANEIRO(RJ), 19 DE JANEIRO DE 2021, 20: 42 p.m.
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