Manoel Ferreira Neto ESCRITOR E CRÍTICO LITERAL CONSIDERA O POEMA Lágrimas no Planeta DA POETISA ESCRITORA E CRÍTICA LITERÁRIA Ana Júlia Machado @@@@


Deram ao imortal e universal poeta Gregório de Matos o epíteto de "Boca do Inferno." Com todo o carinho e reconhecimento minha querida Amiga e Companheira das Letras, dou-lhe um epíteto "Língua da Verdade." Poema nesta dimensão eleva o seu autor ao nível de quem é RESPONSÁVEL pela VIDA e pelo Homem, de quem entregou seu intelecto, consciência à restauração do Cosmos, à refeitura e refazimento dos princípios universais da Solidariedade, Humanidade e Ética, de quem pensa-sente nada ser mais essencial que o Respeito ao Direito à Existência, este sendo irrevogavelmente a pedra fundamental, angular dos preâmbulos humanos, e coloca a sabedoria nos auspícios da Montanha, pois ela, a sabedoria, é o que conduz ao Ser em todas as suas dimensões. É parte constituinte do Mundo, habita-lhe, que nos momentos de caos, desgraça, de perdição surgem homens responsáveis, homens dignos e honrados que labutam contra isto, trazendo o saber, contribuições inestimáveis para a Vida, seja nas Artes, nas Ciências. E você surgiu através de sua Arte da Poesia, da Literatura e da Filosofia neste instante em que o mundo está de ponta-cabeça para mostrar e demonstrar que a Arte, Compaixão e Solidariedade, em uníssono, são a via de salvação. O que importa o RECONHECIMENTO, não é verdade? Nestes tempos hodiernos, isto é radicalmente impossível, nele impera o lado oposto da moeda, o lado da irresponsabilidade. O que importa é a amplitude de visão de sua Língua, visão esta que não se tornará eterna, ela já é eterna. Os tempos ser-lhe-ão gratos.

***

Já o disse, sendo até repetição desnecessária, lugar-comum, mas um Mestre ter uma discípula neste nível é motivo de lisonja, honra. Sinto-me orgulhoso de você e grato eterno por suas contribuições à minha jornada de artista e pensador.

***

Beijos nossos no coração, na alma e espírito, minha querida. Beijos nossos à nossa amada netinha Aninha Ricardo, à nossa família. E PARABÉNS! Siga a sua jornada, ela efetivamente é exemplar. Portugal está de parabéns por ter uma filha tão Humana e Responsável pela Arte e pela Vida.

Manoel Ferreira Neto

@@@

Lágrimas no planeta



Aljôfares abatem-se sobre o planeta

Cicios de feitos pretéritos

Plangência, pranto, reminiscências

Recordações de quem

um dia encontrou-se aqui

E um mal-intencionado

vírus causa o caos na terra

Existência? Que existência?

Para quem a existência jamais viveu

O isolamento atormentou os mais idosos

O isolamento foi e é o lar até quando?

Interrogações, perscrutações, gemidos

Porque sucedeu tal pernicioso feito?

Porque veio ele para intimidar o povo?

Porque não consegue-se aniquilar?

Quiçá pela ablepsia do homem

E a ambição do poder- ser irracional

Familiares, afeiçoados, conhecidos

Enroupando os olhos, lacrimejam

Seu revés foi superior a tudo

Sua melancolia foi superior ao planeta

Muitos fazem o seu derradeiro adeus

Sem o afago dos seus

Até no fenecimento partem desprotegidos

Licenciam toda a mágoa para trás

No fundo, agora sentem-se livres do mal

Que avassala o mundo...

Que o ser seja mais responsável e respeite

A liberdade do próximo, se não quer crer

Que o caos está instalado...

E que a libertinagem que pratica

Um dia bate-lhe à porta...

E que pensei que ia entrar em 2021

Com mais esperança e sem este flagelo...

Ana Júlia Machado



RIO DE JANEIRO(RJ), 21 DE JANEIRO DE 2021, 09:49 a.m.

 

 


Comentários