Manoel Ferreira Neto ESCRITOR E CRÍTICO LITERÁRIO APRECIA O POEMA A Existência é uma Viagem @@@@



O "super-homem", "übermensch" nietzscheano é o modo mais digno de tornar-se superior, ser superior. O grande problema do pensamento de Nietzsche foram as análises e interpretações adulteradas; os críticos não entenderam a profundidade de sua filosofia, mais fácil então seria adulterar. Aliás, a própria irmã dele ajudou o Nazismo com a ideologia da Raça Pura, tornando Nietzsche o idealizador, o "pai" da Raça Pura. Para jamais ser olvidado faz-se mister ser autêntico, ser quem se é. Isto é difícil de acontecer, poucos são os homens, mui poucos, que realizam esta proeza. Mais fácil ser recordado com a hipocrisia, no mundo hodierno é a pedra angular da recordação, tornam-se até eternos com a hipocrisia que defendem a unhas e dentes.
***
Uma coisa digo com a língua em riste, e isto não é paparicação: você, Aninha Júlia, Ana Júlia Machado
, é uma escritora e poetisa autênticas, você é você e pronto; neste métier das Letras, hodiernamente, é difícil encontrar pessoas autênticas, verdadeiras, querem porque querem abarcar a eternidade com a hipocrisia, a farsa, a falsidade. Até conseguem a esplendorosa "fama de cinco minutos", e gastam o salto do sapato de tanto saltitarem de alegria e contentamento, julgam-se deusas, depois são eminentemente esquecidas, jogadas às traças. As Letras não permitem de modo algum a hipocrisia, são radicais. Conheço bem as letras para afirmar isto: se elas me legaram a liberdade de fazer delas o que quero é porque sabem tenho urticária da hipocrisia. Nada no mundo me conscientizou mais sobre isto de a existência ser uma viagem, os homens serem seres em transição do que as Letras. É no tempo e eivado do desejo do autêntico que esta transição se patenteia. Ontem mesmo estive a dizer para Benzinha: "A cada passo nas Letras Aninha Júlia se torna mais autêntica e verdadeira. Com o nascimento da netinha Aninha Ricardo, ela enveredou-se sistematicamente pelas vias do mais autêntico. Tornou-me seu Mestre, mas hoje eu sinto e penso que sou seu Discípulo, tenho muito a aprender com ela sobre isto de ser "autêntico". Merece todos os meus reconhecimentos."
***
Beijos nossos, querida, a você, à nossa amada netinha Aninha Ricardo, à nossa família. E você, Aninha Júlia, já está se restabelecendo da cirurgia?
@@@
A EXISTÊNCIA É UMA VIAGEM
O planeta roda,
a idade percorre,
criaturas desabrocham,
criaturas fenecem.
Nesta existência somos seres de transição,
e nessa jornada arrisque ser o superior,
não para ser recordado,
mas para nunca mais ser olvidado.
RIO DE JANEIRO(RJ), 13 DE ABRIL DE 2021, 23:10 p.m.

 

Comentários