*#AFORISMO 837/ DISSIMULADO EM TAÇAS DE CRISTAL** - GRAÇA FONTIS: PINTURA/ARTE ILUSTRATIVA/Manoel Ferreira Neto: AFORISMO



"Toda consciência visa à morte de outra"
(Hegel)


O invólucro tênue, frágil de afeição por toda forma de beleza surge de por trás da ternura frágil por todo conteúdo de perfeição. O Belo das atitudes envolvem num ato de generosidade, num gesto de carinho e solidariedade, elevando em nível de olhares fáceis, expressando e imprimindo em taças de cristal. Observo-me e as palavras ditas são sentidas nos interstícios de ações no mundo, no âmago de atitudes da ec-sistência. Procuro salvar o viver de seus envolvimentos supérfluos com os falsos ideais: coloco-me acima da vida, perscrutando as sensações evidentes e trilho as veredas dos pensamentos e ideais.


A criação de um momento novo, até o mais íntimo da solicitude, que referência alguma repita a mim o modo usual e demasiado retrógrado de viver o quotidiano. Insinuo aqui e ali o realismo que o íntimo do mundo consegue capturar da sinfonia dos sentimentos através das mais variadas experiências vivas, da ópera das emoções e sonhos por inter-médio das mais inusitadas vivências da busca do ser e do verbo.


A consciência das realidades vividas sustém a mim no quotidiano da afetividade inteligível, uma doçura no olhar: a análise revela o modo autônomo e estranho das explorações percucientes das irreferências. Digo de mim e os sentidos revelam-me o outro lado de resistências: dentro da unidade do conjunto para o qual contribuo, sou um instrumento artístico para o entendimento das emoções, da alma: até diria a alma estar acima das emoções, pois a re-presentação de mim advém dos interstícios da alma, mas sem as emoções tal re-presentação seria defectiva, apenas o objetivo das coisas. entram as emoções, assim a vida se pres-ent-ifica-se. Perpétua solidão de viver a alma revela-se-me nas formas eternas do agir incólume em rumo à mais isolada delas, a evidência do real. O sentimento sublime da alvorada em seu instante de brilho e êxtase: o espírito manifesta os horizontes da plenitude.


A translucidez do eterno reflete-se de modo primordial no olhar as manifestações de prazer representadas no ardente desejo de criação, a visão é apenas uma ótica da inteligência. Fácil é a expressão das nuanças de viver a inteireza: faz-se mister inserir as feridas abrem-se nos sentimentos. O segundo é de perceber as revelações intrínsecas do isolamento: a mágoa interfere essencialmente na ejaculação dos sentidos. O fosso da esterilidade faz gerar as indefinições, nascer a atitude essencial, a dubiedade emotiva. Alço o olhar à mais íngreme emotividade: sinto um misto de tristeza e alegria por viver as sensações reais d´alma, o carinho e generosidade.


Sinto-me disperso: as emoções estão efusivas e latentes em mim, está aquém das forças dominá-las. Universo estranho e magnífico de poder sentir o fundo dos atos conscientes: sou uma leveza a deambular flácida nos braços ternos do sensível. O riso descreve o título esquecido da elegância íntima, fixando as testemunhas oculares, esse luxo secreto e enigmático do prazer. Sigo na secessão e no retiro, buscando ampliar os horizontes particulares, segundo um ângulo que compreenda haver conseguido a enorme taça de cristal de desejos.


Estou impedindo o afloramento de sensações, buscando não ultrapassar os limites do minuto... não subsistem senão débeis vestígios de uma beleza perdida: para reconstituí-la é preciso viver textualmente a incógnita formosura da experiência. Palavras sinto - e sem deformar os sentimentos fluentes busco a plenitude ária da sensibilidade.


A suntuosidade do esplêndido ápice do prazer a manifestar os espectros eternos e perenes da ternura, tornando o viver um simples ato de credulidade. A formosura cristalina do sentir a presença do clímax imortal a revelar as suas plenas imagens de júbilo, os seus dons de perseverança. A pomposidade efêmera do gozo de sensações da contingência a derramar os risos solenes da esperança, os escárnios polidos da espera, a ironia nobre da intuição, o sarcasmo pomposo da inspiração. Nobre desejo de sentir as profundezas do coração, em seu segundo mais sublime, ascendendo ao mais longínquo cume da paz o sentimento nítido do alvorecer para o viver.


Digna vontade essa de lançar-me nítido e consciente ao fundo de prazeres reais. A fugacidade do olhar inscrita nas atitudes sérias e sinceras faz-me recrudescer o sonho de futuro. Sinto permanecer num sítio de mim e, através de sua percepção e veracidade, envio à superfície as sensações buriladas e polidas.


O instante apresenta-me a impertinência para a longevidade nesta vida. Ouço a nitidez de sons quase que ininteligíveis ao ouvido e sinto emanações exóticas de um paladar subliminar. As ondas vivas de sentimentos sutis vêm tocar as docas de caros pensamentos de ternura e generosidade. O silêncio inaudível do sibilo na caminhada do vento rumo ao precipício do infinito traz-me esta sutil alegria no olhar.


Vou deambular fácil e espontâneo nos recônditos sítios do sensível, sentindo as nuanças nítidas do clímax.
Manoel Ferreira Neto.
(08 de junho de 2016)


(#RIODEJANEIRO#, 10 DE JUNHO DE 2018)


Comentários