RES-POSTA À CRÍTICA LITERÁRIA DA ARTISTA-PLÁSTICA E POETISA, Graça Fontis SOBRE O UNIVERSO EXISTENCIAL DA OBRA DO ESCRITOR MANOEL FERREIRA NETO. GRAÇA FONTIS: PINTURA


Admira-me sobremodo a sua crítica, caríssima Companheira das Artes, Graça Fontis, pelo estilo e linguagem, é a sua identidade, é você mesma diante de sua visão de minha obra, de mim próprio, revelando o seu conhecimento, compartilhando-o com os seus fãs, leitores e amigos. Do mundo das cores e das imagens, da poesia, abrir-se à crítica literária é um passo inestimável.
Deixou-me você com esta crítica de fato surpreso e extasiado, muitíssimo feliz. E por que? Em verdade, esta crítica não se refere a um texto em específico, o que pensa e sente dele, nem mesmo relaciona-se ao conjunto de Aforismos, uma análise e interpretação deles. Vai além de um texto, vai além dos Aforismos. Embrenha-se na análise da obra reunida, a obra em sua amplitude.
De que metáfora, símbolo, signo você se utiliza para mostrar o cerne, o eidos? Serve-se da Rosa de Hiroshima, da bomba, esplendendo seus raios. O pão nosso existencial de todos os dias são os mistérios, enigmas, inauditos, interditos, através deles é que a obra se lança inteira, íntegra à busca de compreensão e entendimento do que é isto a existência, rasgando fronteiras, exalando chamejantes projéteis, projectos, transparecendo-se, re-velando-se, criando, in-ventando, artificiando respostas às indagações, questionamentos, inda que efêmeros, sendo "pontas de iceberg" no complexo das carências e faltas do ser, abrindo-se, abrindo-se, abrindo-se a todas as direções deste voo na existência, tornando-se cúmplice do ar, tornando-se cúmplice das situações e circunstâncias quotidianas.
Esta é a Obra Reunida que, com dons e talentos, sensibilidade, você conceitua, define, analisa e interpreta, e com um pormenor sui generis: deixa ao leitor trilhas para outros mergulhos e descobertas. Uma Crítica-Luz para todos os leitores que desejarem mergulhar no uni-verso desta obra, pedra de toque, pedra angular à Rosa de Hiroshima, a compreensão e entendimento da existência.
Meus sinceros cumprimentos.
Abraços!


ITINERANTE DAS ILUSÕES - UMA VIAGEM NA OBRA LITERÁRIA-FILOSÓFICA DO ESCRITOR Manoel Ferreira Neto
GRAÇA FONTIS: CRÍTICA LITERÁRIA
PINTURA: Graça Fontis


Do alto a contemplar precipícios,
não temendo a queda no ambicioso voo,
torna-se cúmplice do ar...
itinerante das ilusões,
lançando-se inteiro, íntegro...
perfeito mergulho
ciente das teias e densidade do espaço
no silêncio... solidão.
"Marabalista" ampliando
- determinante -
rasgando fronteiras no flanar escuro...
porvir obscuro,
cerne do interior obscuro em concepção
projéteis
É da rosa de Hiroshima
o exalar chamejante dos projetos
projetados...
projetando no infinito a indissolubilidade inusitada,
profunda de
cores,
luzes,
sons,
na onírica paisagem
transparecendo todos os enigmas
do próprio Ser e Existir.


(**RIO DE JANEIRO**, 06 DE OUTUBRO DE 2017)


Comentários