Ana Júlia Machado ESCRITORA E POETISA COMENTA E ANALISA O AFORISMO 227 /**NADA DE CHOCANTE NO ERRO GRAMATICAL**/


Ao aforismo do autor Manoel Ferreira Neto, nada de chocante no erro gramatical… pois, o que é chocante… nada… as pessoas conseguem a reputação seja de que modo for… com tanta besteira que se lê e vê…o erro gramatical até passa a ser divertido e até real… uma coisa repetida converte-se em verdadeiro para muitos e dá fama pelo grotesco… pois o politicamente correto apenas já é somente para os anormais, para mim os inteligentes que não alcançam a fama é porque não caem no ridículo… os que pensam ser gente e bons não sabem o que é o sofrimento, solidão, o belo… enfim nada sabem. Mas é bom que alguém surja aqui e aponte o dedo na ferida…. a porcaria que anda por aqui já fede..
E para este aforismo vou cair igualmente no ridículo e verbalizo-lhe que:
Desejo um escrito… que goteje verbos sem sentido
Um escrito que enuncie a indelicadeza
Do Desguarnecido
Um escrito escassamente que oponha à lógica e razão
Que declare toda carência de significação
Desejo um escrito que falseie
A Imortalidade
Que pressagie a Precisão
Sem Redenção
Quero um escrito superior ao planeta
Que entoe a escuridão – rincão das trevas
Que apregoe a existência
Prenha do fenecimento!
Que entoe o bem-querer – culto dos cândidos
Desejo um escrito que silencie
No sofrimento


E como verbaliza e muito bem o escritor, o Futuro não existe, existiu o agora de depois, depois ninharia é, agora é a estância habitada pelos protagonistas e pelos íntegros depois da extinção, da imensidão que fantasia a beira-mar de beatas limpando o diferente adejo para o indeterminado das minudências da parte de lá. Mas uma afirmação destas é somente coisa de doutos….


Ana Júlia Machado


Por mais inconsciente que a pessoa seja de suas gafes gramaticais, de seus absurdos com a Língua, creio que, lendo o escrito por ela, sente-se incomodada, intui os disparates, mas ela tem sempre os seus cúmplices, álibis que aplaudem, vangloriam. Aristóteles estava coberto de razão quando afirmara "os iguais se conhecem": quem vangloria os despautérios é porque também comete os seus.
A coisa gramatical, sintática, linguística aqui está preta. Mas há uma verdade: os despautérios passam, mesmo que delonguem, o senso fica.
Beijos, amiga


Manoel Ferreira Neto


#AFORISMO 227/NADA DE CHOCANTE NO ERRO GRAMATICAL#
GRAÇA FONTIS: PINTURA
Manoel Ferreira Neto: AFORISMO


Cosmos de pretéritos. Forclusions de subjuntivos inspirados no gerúndio, participando com abstratos do porvir. Cenário. Performance. Teatro do alvorecer de amanhã à luz de hoje, hoje de cobrir de amor e paixão as poeiras do uni-verso.


Ter a possibilidade de escolher o que seria, quiçá a liberdade de uma incredulidade tranquila, chegar a tomar consciência misturada à altivez de uma solidão já quase perfeita. Não quero formar a vida porque a existência já existe. Existe como um chão onde avançaste tu, onde avança você, onde todos avançaremos. A veracidade da consciência não é verossímil. Se descobrirem, podem obrigá-la a se tornar obtusa. O perigo não é para a consciência, ela não se tornaria obtusa. A vantagem é que a consciência se refaz a cada instante. Quantos há que, depois de haver tomado parte da corrida ofegante e desenfreada da ciência atual, chegarão a conservar o olhar tranquilo e corajoso do homem civilizado que luta, esse olhar que condena essa corrida como um fator de barbárie?


Mosaico de palavras sem alma regulamentadas por uma sintaxe; isso para não dizer nada a respeito do português de quintal - nada de chocante no erro gramatical, ao contrário, ele o saúda como um oásis repleto de encantos no deserto ácido do português quotidiano. Quando tudo o que é monótono, gasto, sem força, vulgar é aceite como regra, o que é mau e corrompido é aceito como exceção encantadora, então tudo o que é vigoroso, nobre e belo cai em descrédito


Amanhã não houve, houve o hoje de amanhã, amanhã nada é, hoje é o elísio do mar que sonha a praia de gaivotas ciscando o novo voo para o in-fin-itivo das miudezas do além.


(**RIO DE JANEIRO**, 02 DE OUTUBRO DE 2017)


Comentários